29.3.11

Bartolomeo Gelpi expõe na Central Galeria de Arte Contemporânea


O pintor Bartolomeo Gelpi expõe na Central Galeria de Arte Contemporânea, em São Paulo, a partir do dia 8 de abril. A exposição, intitulada NORTE, retrata a atual fase do artista e traz telas quadradas compostas basicamente por faixas coloridas.

Apesar dessa economia de meios, elas ganham força ao apresentar uma combinação de dois impulsos antagônicos: ao mesmo tempo em que deixa aparentes as marcas do pincel (historicamente marca da presença e até da personalidade do artista), Bartolomeo surpreende por submeter seu gesto a uma rígida disciplina. Suas pinceladas são retas, mecânicas e repetitivas. Elas contrastam com o fundo que se deixa entrever apenas pelas frestas deixadas entre uma pincelada e outra.

Segundo o crítico e curador Cauê Alves, “essa espécie de preparação de tela é realizada com gestos soltos, movimentos ao acaso, e se manifesta nos intervalos entre as faixas. É uma espécie de passado remoto que, mesmo depois das faixas serem justapostas, permanece lá como um pano de fundo desorganizado que se contrapõe ao primeiro plano.”

Para a coordenadora do Centro Universitário Maria Antonia, Tânia Rivitti, “o trabalho propõe então uma base de convívio intersubjetivo entre o mundo da obra e o mundo da vida, deixando claro que, também na arte contemporânea, mesmo quando olha para o campo específico da pintura, o artista se preocupa obsessivamente com o que está em torno”.

Bartolomeo vem colhendo bons frutos da nova fase. Seus trabalhos recentes resultaram no prêmio Aquisição, do Centro Cultural São Paulo, onde expôs em 2010. Também ganhou o primeiro prêmio do Salão dos artistas sem galeria, promovido pelo Mapa das Artes e, atualmente, faz mostra individual no Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), simultaneamente à exposição na Central Galeria de Arte Contemporânea, sua nova galeria, de 08 de abril a 15 de maio.

Confira entrevista que Bartolomeo Gelpi concedeu a Wagner Lungov, em janeiro de 2011, no momento da preparação de sua primeira mostra individual na Central Galeria de Arte Contemporânea. O artista plástico fala de seu trabalho abordando seus aspectos mais constitutivos, como a tela, a pintura e a escolha das cores:
http://www.centralgaleriadearte.com/a_gelpi/gelpi_videos/gelpi_videos_01.html

Sobre Bartolomeo Gelpi
Bartolomeo Gelpi nasceu em 1975 em São Paulo, onde vive e trabalha. Cursou Artes Plásticas formando-se em 1997 na FAAP. Fez o curso de História da Arte com Rodrigo Naves e trabalhou em monitorias no MAM, onde deu aulas de introdução à pintura a óleo.

Em 2002/03 fez um período sabático na Itália e depois Alemanha. De Giotto a Beuys foi mais um período de enriquecimento do olhar e reflexões sobre o fazer arte. Retornando, trabalhou na 26° Bienal de São Paulo, participando como artista colaborador de Mark Dion.

Em 2008 começaram a vir as primeiras pinturas já claramente inseridas em sua fase atual. Eram pinturas realizadas no próprio local de exposição e conversando com ele através de sua paleta de cores. Como suporte usava madeiras ou pintava sobre as próprias paredes. Mais recentemente vem produzindo sobre tela, sugerindo um processo de depuração ou síntese.

Em 2010 obteve o primeiro lugar no Salão dos Artistas sem Galeria, organizado pelo Mapa da Artes. Expôs no Centro Cultural São Paulo, que mais tarde anunciou a aquisição de uma de suas obras para o seu acervo. Participa neste momento do primeiro ciclo de exposições do Centro Universitário Maria Antonia, com a exposição ‘Rosa dos Ventos’ e passou em 2011 a ser representado pela CENTRAL Galeria de Arte Contemporânea.

Exposição NORTE
Bartolomeo Gelpi – nove telas
Período: de 08 de abril a 15 de maio de 2011.
Coquetel de abertura: 07 de abril, a partir das 19h.
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 19; sábados, das 11h às 18h
Endereço: Central Galeria de Arte Contemporânea, Avenida Rebouças 1545 (esquina com a Rua João Moura, entrada pela Avenida Rebouças), tel. 2613 0575, São Paulo.

No comments: