11.4.11

Cachaça Sagatiba volta a TV com filme inédito


Criada pela MOMA Propaganda, campanha explora o conceito
“Academia Sagatiba de Caipirinha: em prol da caipirinha perfeita”





Estréia na segunda-feira, 11 de abril, o novo filme publicitário da cachaça Sagatiba. A nova campanha traz uma linguagem bem humorada, inteligente, irreverente e irônica, trazendo para o consumidor muito da personalidade da marca Sagatiba. Com o slogan “Academia Sagatiba de Caipirinha: em prol da caipirinha perfeita”, o filme traz o universo da Caipirinha, que é um patrimônio nacional, e que precisa ser elaborada com perfeição.

A última vez que Sagatiba exibiu uma propaganda televisiva no Brasil foi em 2007 e, desde então, a marca vem investindo em outras ações de comunicação, como mídias sociais, focadas cada vez mais no conhecimento profundo do consumidor, o que permitiu a criação de uma campanha totalmente em linha com a expectativa do consumidor.

“Desde que começamos a trabalhar com Sagatiba, há um ano, nos dedicamos a entender o que o consumidor pensa e espera da marca”, comenta Ana Maura Martins, gerente de marketing da Campari do Brasil, empresa responsável pela distribuição e comercialização do portfólio Sagatiba na América do Sul. “Observamos o comportamento do nosso consumidor em nossas redes sociais, que são muito ativas e realizamos uma pesquisa para validar o novo posicionamento da marca, o que nos deixa muito confortáveis com relação a aceitação da campanha”, finaliza Ana Maura.





Criado pela MOMA Propaganda e batizado de “Academia Sagatiba de Caipirinha”, o filme tem 30 segundos e será veiculado em TV Aberta e TV Paga.

“Para elaborar o filme de Sagatiba, buscamos elementos presentes no DNA da marca, que foi tão bem construída, utilizando elementos irreverentes, criativos e modernos”, comenta Fico Meirelles, sócio da agência MOMA Propaganda. “Foi um processo apaixonante que envolveu toda a criação da agência”, finaliza ele.

Estratégia Digital
A estratégia digital da campanha foi planejada pela agência F.biz. Nessa primeira etapa consiste em um novo site www.sagatiba.com.br, onde o consumidor poderá entender todo o conceito da Academia Sagatiba de Caipirinha, encontrar receitas, dar opiniões e ainda, garantir sua carteirinha na Academia Sagatiba de Capirinha (esta última ação permite que o consumidor divulgue aos seus amigos, por meio de mídias sociais, sua mobilização virtual em prol da caipirinha perfeita).

A segunda e principal etapa será lançada em Junho. Através de uma gincana interativa, os consumidores serão convocados a fazer parte da Academia, tornando-se assim "Sagazes".

“Procuramos elaborar ações que estivessem em sinergia com a estratégia conceitual da marca em mobilizar consumidores em prol da caipirinha perfeita”, comenta Paulo Loeb, sócio e responsável por Marcas e Negócios da F.biz.
Academia Sagatiba de Caipirinha

Roteiro
O filme tem inicio com a imagem de uma fachada imponente de um prédio clássico, onde se vê o logotipo da Academia Sagatiba de Caiprinha. Ali, o reitor, um homem de beca e cara de sábio entra no prédio, que na verdade é uma fachada cenográfica. O reitor se olha para todos os presentes e diz: Bem-vindos à Academia Sagatiba de Caipirinha, uma entidade a serviço dessa instituição nacional. Ele chega a um enorme galpão e sobe em uma esteira rolante, onde passa por vários ambientes onde a estrela é a caipirinha. Primeiro ele chega a um happy hour: final de tarde, em volta de uma piscina iluminada. Depois, em uma bancada, amigos preparam e servem caipirinha com Sagatiba. O clima é alto-astral. Todos brindam. O reitor diz a todos que o acompanham: Porque fazer uma boa caipirinha é um dever cívico. O homem segue na esteira. Chega a um local onde vemos uma alegoria do que seria a sede da ONU. Ali, algumas bancadas com representantes de diversos países. Uma placa em frente a cada mesa identifica o país. Em seguida três cenas de embaixadores fazendo cara feia para a caipirinha sem Sagatiba. O reitor explica: E se for lá fora, envergonha uma nação. É um país de luto. O homem segue pela esteira e chega a uma sala grande, onde uma turma de alunos de beca está perfilada, diante de uma bancada de acadêmicos. Cada aluno passa com um copo de caipirinha lindo. Os acadêmicos colocam o canudo nos copos. O reitor comenta: Hoje forma-se a primeira turma. O grande momento, a entrega dos canudos. Ele segue pela esteira que se percebe ser infinita. O filme acaba com o reitor dizendo: Academia Sagatiba de Caipirinha. Em prol da caipirinha perfeita. E fecha com pack do produto integrado ao logo da Academia Sagatiba de Caipirinha.



Ficha Técnica
Título: Academia Sagatiba de Caipirinha – 30”
Cliente: Sagatiba
Agencia: Moma Propaganda
Direção de Criação: Rodolfo Sampaio
Redação: Rodolfo Sampaio, Adrianos Matos, Luciana Lins, Frederico Cruz.
Direção de Arte: Marco Martins e Flavia Amaral.
RTV: Marcelo Toledo Tyson.
Produtora: Zeppelin
Diretor: Rodrigo Pesavento
Diretora de Atendimento: Izabella Vilaça
Assistente de Atendimento: Luciana Linhares, Tomas E. Santo
Diretora de Mídia: Silviane Ramos
Gerente de mídia: Carolina Milanez
Aprovação:
Sagatiba: Gonzalo de la Pezuela, Paulo Caetano Jr. e Vanessa Vulcano
Campari: Heitor Vargas Cavalheiro Neto, Ana Maura Martins e Juliana Martini

No comments: