27.4.11

Choque Cultural realiza Workshoq com Emerson Pingarilho



Neste sábado, 30 de abril, Emerson Pingarilho realiza Workshoq "Kinomancia: Cinena pós-apocalíptico brasileiro”, dedicado a sua experimentação frente ao cinema independente. O evento é gratuito e começa às 15h na Choque Cultural.

Conhecido por sua obra geométrico-abstrata, Pingarilho mostra suas referências para as narrativas do vídeo-cinema moderno. Seus estudos são baseados, principalmente, no cinema visual de John Huston (http://www.imdb.com/name/nm0001379/), a partir de princípios pictóricos. Serão exibidos dois curtas-metragens inéditos, em caráter de exclusividade (só quem for à galeria poderá assisti-los), além de três outros que já podem ser vistos em seu canal (http://vimeo.com/user1195534), Adonai, Hassan Haxan e Videomortal.

Além das exibições, Emerson Pingarilho irá conversar com o público sobre as narrativas desse cinema independente; desse cinema que pode ser feito sem muito dinheiro, abusando da internet e que se apóiam totalmente na idéia do diretor ou na potência do ator que (nas palavras do artista) “possua certa ‘desabilidade técnica’ e uma ‘urgência’ em filmar”.

O artista, neste Workshoq, propõe uma conversa que trata de uma linguagem cinematográfica mais brasileira. “Quero expor minhas idéias e ouvir os presentes sobre as dificuldades em relação ao circuito comercial, além de mostrar como equilibro a minha produção cinematográfica em relação às minhas pinturas, no sentido poético e técnico”, adianta Pingarilho.

Emerson Pingarilho é um dos artistas com obras expostas na Coletiva Choque 2011 até 21 de maio na galeria Choque Cultural.

Emerson Pingarilho www.aural.com.br
Emerson Pingarilho, 34 anos, e conta que a principal mensagem a ser transmitida em
seus trabalhos é a expressão do conflito que culmina no amor visceral. “O homem com amor no coração não possui barreiras, deixa-se levar pela vida”, reflete. “As pinturas são apenas janelas pessoais. Em todos os meus trabalhos o princípio do conflito está presente também como afirmação, nos filmes e nos desenhos. A própria pintura geométrico-figurativa é um conflito em si e isso torna as coisas nada estáveis em que o caos é iminente, mas de qualquer forma não há nada que supere o amor, completa o artista. O processo criativo de Pingarilho é inicialmente antropofágico em que, através da afetividade, o artista se cerca de imagens que o tocam. Há momentos em que sua mente é invadida por lembranças de visões, como um sonho premonitório, pois é o que vai desencadear a idéia para pintura.

Nascido no Rio Grande do Sul, mas criado em Manaus, Emerson Pingarilho teve uma infância com os dois extremos: o mundo do matagal e do Rio Negro e o mundo dos pampas, das ruínas da colonização. Seu estilo é baseado em influências de índios nativos, animais selvagens e a cultura antropológica brasileira, que se convertem em pinturas e filmes experimentais.

Workshoq com Emerson Pingarilho @ Choque Cultural
30 de abril, às 15h
Gratuito
Livre

Coletiva Choque Cultural
Artistas: Base-V, Cesar Profeta, Fefe Talavera, Pacolli, Pingarilho e SHN
De 19 de março até 21 de maio de 2011

Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis
Livre

No comments: