4.4.11

Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores anuncia seus ganhadores



O 1º Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores, o mais importante prêmio de decoração do Brasil, realizou a sua festa de premiação na noite da última quinta-feira, 31/03. Designers, decoradores, paisagistas e arquitetos de todo o país compareceram à noite de gala no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, que além de revelar os vencedores de dez categorias, homenageou a artista plástica Beatriz Milhazes e contou com o apresentador Zeca Camargo no comando da cerimônia.

São eles os ganhadores do Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores: Márcia Muller, RJ, na categoria Apartamentos; Guilherme Torres, PR, em Casas Urbanas; Fernanda Marques, SP, em Decoração na Praia, David Guerra, MG, em Decoração no Campo; a dupla Alan Chu e Cristiano Kato, SP, em Lojas; o escritório SuperLimão Studio, SP, em Restaurantes; Judith Pottecher, BA, em Hotéis e Pousadas; a equipe do Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos, SP, na categoria Escritórios e Consultórios; Cláudia Boturão d'Avila, SP, em Jardins; e Pedro Lázaro, MG, em Mostras de Decoração.


As estrelas da noite
O arquiteto Guilherme Torres faturou o prêmio de Casas Urbanas com o Studio GT, sua residência em Londrina. “Sendo o projeto vencedor a minha própria casa, o prêmio teve uma carga emotiva muito forte. Fiz o projeto da maneira mais despretensiosa, apenas trabalhando com as minhas referências. Gastei apenas 12 mil reais e vinte dias para finalizar a GT House. Acho que esse é o valor da iniciativa, porque em poucas vezes o valor da ideia prevalece acima dos símbolos que os projetos de arquitetura normalmente transmitem — status, poder, etc.”, afirmou.

A arquiteta carioca Márcia Muller, que arrebatou Apartamentos, não pôde comparecer — o prêmio foi recebido pelas mãos da organizadora da Casa Cor Rio de Janeiro, Patrícia Quentel — mas, antes do grande dia, Márcia havia comentado seu projeto. “O dono deste apartamento é um recém separado com filho e ele queria o conceito de loft. Por ser um apartamento antigo, derrubamos algumas paredes e, neste quesito, apareceu o grande diferencial deste projeto: a participação e arrojamento do cliente. Ele ajudou bastante, enviou sugestões durante a reforma e participou ativa e positivamente, até mesmo conhecendo materiais novos.”

Em Decoração na Praia, o escritório da arquiteta Fernanda Marques Arquitetos Associados foi a escolhida do júri. “Este meu projeto foi inspirado na exuberante natureza que circunda todo o projeto e sua profusão de cores e brilhos. Para mim, o grande diferencial reside num projeto de decoração cheio de personalidade, ousado na mistura de texturas, cores e acabamentos.”

Já na categoria Mostras de Decoração, o Loft Casa Cor Minas Gerais 2009, de Pedro Lázaro Rodrigues, foi o grande vencedor. “Belo Horizonte tem uma produção de design muito específica. Nós mineiros somos muito calcados na tradição, mas temos um olhar no futuro. A ideia do meu projeto para a Casa Cor foi utilizar uma estrutura temporária, como se fosse um palco de show mesmo, totalmente desmontável. Utilizei materiais de demolição para fazer o revestimento do projeto, como peroba do campo e restos de telhado”, contou.

Segundo mineiro da noite a ser laureado, o arquiteto David Guerra ganhou na categoria Decoração no Campo. “Esse prêmio significa que meu trabalho foi muito bem avaliado e que estou no caminho certo.”

Na categoria Lojas, quem grecebeu o troféu foi o projeto da dupla de Nova Friburgo Alan Chu e Cristiano Kato, que desenhou a loja da The Gourmet Tea Lounge Store no bairro paulistano dos Jardins, foi a grande vencedora. “Existem na loja 35 tipos de chás e isso me chamou a atenção. Parti desta variedade de cores e sabores para criar a loja. Uma das minhas principais preocupações foi em lançar a marca, que não tinha uma identidade visual”, contou o arquiteto carioca Alan Chu.

Os sócios do SuperLimão Studio Antonio Carlos Figueira Mello, Thiago Rodrigues, Sergio Cabral e Lula Gouveia subiram ao palco para receber o prêmio na categoria Restaurantes, pelo projeto para o Dui Restaurantes. “Usamos cores que trouxessem conforto para os clientes. Trabalhamos também com a acústica da casa”, contou Antonio Carlos.

Na categoria Hotéis e Pousadas, o vencedor foi o projeto para o Zank Boutique Hotel, da designer Judith Pottecher. “Comecei a construir meu projeto para o Zank Hotel para torná-lo um portal de entrada para um mergulho na arte brasileira. Eu quis manter a estética como pano de fundo para um passeio no tempo. Desse jeito, andar pelo Zank Hotel é uma oportunidade de aliar a nossa memória cultural com um momento contemporâneo. E isso é um diferencial, porque, na realidade brasileira, o setor industrial está percebendo cada vez mais que o diferencial possível da economia brasileira é a criação de produtos com identidade, só aqui temos essa diversidade de influências na cultura.”

Em Escritórios e Consultórios, o projeto para a BPGM Advogados da Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos foi o vencedor. “Demos uma nova identidade ao andar, colocando esta biblioteca em seu núcleo, como elemento central para o conhecimento ter papel estratégico. Fizemos uma biblioteca com vidros, partes pretas e um pequeno labirinto para instigar”, contou Fernando Forte, um dos sócios-arquitetos do escritório.

Na categoria Jardins, a arquiteta Cláudia Boturão d'Avila foi a ganhadora. “Concebi o projeto buscando atender uma família com uma criança cadeirante. Desenhei todo o jardim pensando como ele se deslocaria e nas sensações que poderiam ser despertadas. Por isso, criei caminhos com curvas suaves e inclinações adequadas”, descreveu.

Em sua primeira edição, o Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores contabilizou 754 inscritos e 48 projetos finalistas. Os profissionais consagrados receberam certificados e troféus, além de integrarem matéria da edição de abril da revista CASA CLAUDIA, principal publicação nacional do setor há 34 anos.

No comments: