26.7.11

Ricardo Barcellos participa de exposição no Instituto Cervantes, em Madrid / Espanha


Pertencente à seleta lista de fotógrafos que transitam entre a produção publicitária e autoral, Ricardo Barcellos consolida a sua trajetória no universo da arte ao participar, neste ano, de mostras no Brasil e no exterior. O fotógrafo foi um dos três brasileiros escolhidos, por meio de rígida seleção de portfólio, para integrar a mostra Peso e Leveza, em cartaz atualmente no Instituto Cervantes, na Espanha, mostra que integra a Photoespanha 2011, principal festival de foto do mundo.

No Brasil, ao lado de mais dois fotógrafos, participou da mostra Trilogia Vermelha: China, na Pinacoteca de São Paulo, e realizou a individual Ruínas em Construção, apresentando fotos e vídeos na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, trabalho finalista do Prêmio Porto Seguro de Fotografia e vencedor do Prêmio Conrado Wessel de 2010, além de entrar para a prestigiada coleção Pirelli/MASP.




Com inúmeros prêmios em publicidade, Barcellos afirma que esta dupla atuação – publicidade e autoria – amplia as possibilidades nas duas áreas. “O virtuosismo técnico e o olhar sensível são importantes para qualquer bom trabalho e ao atuar em campos diferentes, um acaba se alimentando do outro, num desafio permanente ao olhar”, comenta Barcellos.



Ricardo Barcellos (Porto Alegre, RS, 1969), graduou-se em Comunicação Social na PUC-RS em 1991. Neste período, mudou para São Paulo e trabalhou como assistente de fotografia para Enio Berwanger e Paulo Vainer. Em 1997 morou em Nova Iorque, onde fez um curso em manipulação de fotografia digital no International Center of Photography. Durante sua estadia nos Estados Unidos foi assistente do fotógrafo Craig Cutler. Em 1999, voltou ao Brasil e iniciou sua carreira. Além da China, seu olhar viajante esteve também em Cuba (2005) e na Rússia (2007), cuja produção resultou em mostras que integraram o projeto Trilogia Vermelha, na Pinacoteca. Desde 2005, o fotógrafo acumula diversos prêmios no Brasil e exterior.

No comments: