29.9.11

No Mês das crianças CPC traz ao público a exposição "Brincando com Arte"

Trabalhos de crianças de 7 a 12 anos e obras do artista plástico Percival Tirapeli serão expostos de outubro a dezembro na Casa de Dona Yayá

Em parceria com o Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP, o Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão ligado a Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP, apresenta a exposição Brincando com Arte. Os desenhos e pinturas selecionados apresentam trabalhos de crianças entre 7 e 12 anos que participaram do programa promovido pelo ateliê de mesmo nome, no Centro Educacional Dom Orione (Bela Vista, São Paulo, SP) com a proposta de dialogarem com as obras do do artista plástico Percival Tirapeli. A abertura da mostra será realizada no dia 13 de outubro às 15hs, e contará com apresentações do grupo Notas de Ouro D´Achiropita e do concertista Thomaz Sampaio.


Inaugurada na semana da criança, a exposição trará trabalhos que mostram a diversidade do universo cromático infantil e a forma como são interpretadas as experiências cotidianas do mundo mirim. Neste ano, as crianças desenvolveram o tema “Viagem à Itália”, em comemoração às ações Momento Itália/Brasil produzidos em atividades acompanhadas pela música erudita de Bach, Mozart, Vivaldi e Villa-Lobos. As imagens refletem a independência criativa e enfatizam as descobertas e os achados plásticos de cada criança. “Imaginação, sensibilidade e liberdade assinalam as atividades, deixando emergir imagens vividas pelas próprias crianças”, enfatiza Elza Ajzenberg, professora responsável pelo programa e curadora da exposição.


As obras serão expostas na Casa de Dona Yayá, sede de eventos artísticos e culturais do CPC. A visitação é livre para todas as idades e estará aberta ao público do dia 13 de outubro até o dia 9 de dezembro de 2011, de 2ª á 6ª feira, das 10hs às 18hs.


O Brincando com Arte é um projeto realizado desde 1993 com mais de quinhentas crianças atendidas - constitui um dos núcleos do Projeto Criatividade, orientado pelo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da ECA/USP. Voltado para o desenvolvimento da capacidade criativa de crianças e jovens, o trabalho procura somar a experiência estética à capacidade de humanizar e educar.


O Centro de Preservação Cultural (CPC) – originado da Comissão de Patrimônio Cultural, atuante desde 1986 – foi criado, em 2002, com o objetivo de promover a conservação dos bens culturais da Universidade de São Paulo e seu uso qualificado, bem como fomentar o debate sobre patrimônio cultural. Órgão ligado a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, o CPC transferiu-se em 2004 para a Casa de Dona Yayá, imóvel próprio da USP. O Centro se caracteriza por uma ampla gama de atividades – eventos culturais, cursos, seminários, estudos e pesquisas – e entre seus canais de comunicação constam o Caderno CPC e a Revista CPC, periódico eletrônico de caráter científico. Realiza projeto de educação patrimonial junto às escolas públicas de São Paulo através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, e também aberto a escolas particulares, ONGs e instituições variadas.


PRCEU - A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária destaca-se por sua atuação abrangente no âmbito da Universidade. Sob coordenação da Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o PRCEU se propõe a complementar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas na Universidade, atuando como um canal aberto de interlocução com a sociedade, por meio de atividades específicas e independentes que estimulam o universitário a ampliar suas visões e opiniões durante o processo de formação.


SERVIÇO

Exposição: brincando com Arte

Local: Casa de Dona Yayá, Centro de Preservação Cultural da USP

Endereço: Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista

Data: De 13 de outubro até 9 de dezembro de 2011

Horário: 2ª a 6ª feira, das 10hs às 16hs

Público: Entrada Gratuita

Programação: Maiores informações no site www.usp.br/cpc

Capacidade: 40 pessoas

No comments: