27.10.11

Exposição no MIS - Fotografia - "O Espaço Que Guardamos Em Nós" / 10 de novembro

A Galeria da Rua, com a curadoria de Isabel Amado, realiza a exposição fotográfica “O Espaço Que Guardamos em Nós”, uma reflexão retratada sob o ponto de vista urbano, sobre a capacidade do ser humano em produzir memórias e atribuir significados e poesia aos lugares em que habita. O MIS – Museu da Imagem e do Som receberá a exposição de 10 de novembro a 11 de dezembro. O coquetel de lançamento será no primeiro dia, 10/11, das 19 às 22h.

A exposição, composta por duas séries, oferece dois modos de contemplar o território privado. Aluga-se, do mineiro Pedro David, apresenta apartamentos desabitados, vazios, na iminência que alguém restaure o seu sentido. Com elementos referenciais, sem as singularidades de um inquilino, David retrata a ausência e o silêncio projetado na memória daqueles que habitam ou habitaram uma casa. Em Morar, do Coletivo Garapa, formado pelos jornalistas Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, a investigação imagética é volumosa, híbrida em sua linguagem e antropológica em torno de questões sobre a existência e o desaparecimento de edifícios na paisagem urbana.

"A fotografia é irredutível quando nos amplia olhares e sentimentos, mas é ainda mais indefectível quando faz da nossa imaginação a porta para a compreensão de nós mesmos com nossos espaços", comenta Georgia Quintas, responsável pelo texto de apresentação da exposição. Para ela, na experiência do morar os cantos são braços, a sala epígafre de afetos e os quartos, gavetas repletas de devaneios. Há poesia nos cantos, nas lembranças e no concreto.

Sobre os artistas
Pedro David / www.pedrodavid.com
Brasileiro, nascido em Santos Dumont, MG, em 1977, formado em jornalismo em 2001 pela Puc-Minas. Cursou pós graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard – UEMG, em 2002. Trabalha como fotógrafo autônomo desde 1997. Entre outros projetos premiados, foi vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, em maio de 2011, pela série O Jardim, e em dezembro de 2010, foi o vencedor do prêmio União Latina - Martin Chambi de Fotografia, pela série Homem Pedra.

Coletivo Garapa / www.garapa.org
Garapa é um coletivo fotográfico formado em 2007, que tem como objetivo pensar e produzir conteúdo jornalístico e documental de maneira crítica e independente, integrando diversos formatos e narrativas, com foco na produção de conteúdo para o meio online. Fundado pelos jornalistas e fotógrafos Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, o Garapa tem explorado diversas tendências da produção audiovisual e online contemporânea, desenvolvendo uma reconhecida produção independente.
Em 2010, o coletivo recebeu quatro premiações com diferentes trabalhos, entre eles o Prêmio Areté, com o projeto Novos Rumos da Fotografia.

Serviço
“O Espaço Que Guardamos em Nós”
De 10 de novembro a 11 de dezembro de 2011
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som
Espaços Nicho e Fover
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP.
Horário: terça a sábado das 12h às 22h, domingo e feriado das 11h às 21h

No comments: