17.10.11

Nizan Guanaes cria campanha para o 7º Forum da Juventude da UNESCO

 

Em sua primeira colaboração com a UNESCO depois de nomeado Embaixador da Boa Vontade, em maio, Nizan Guanaes e a equipe da DM9DDB - uma das agências do Grupo abc comandado pelo empresário, criaram a campanha de divulgação do 7th Youth Forum, que ocorre na sede da UNESCO, em Paris (7 Place de Fontenoy 75007), entre os dias 17 e 20 de outubro, em meio a protestos de jovens do mundo todo por respostas dos dirigentes à crise econômica mundial.

A campanha criada por Nizan Guanaes tem o intuito de transformar o Forum da Juventude referência nas discussões que envolvam os jovens. Para que isso fosse possível, a equipe da DM9 desenvolveu desde a nova logomarca do evento até peças publicitárias e spot para TV’s. Mas o destaque da campanha é o microfone Voz da Juventude, que visa motivar jovens ao redor do mundo a expressar seus anseios em prol de mundanças no mundo e, sobretudo, em suas comunidades.

O microfone Voz da Juventude vai percorrer o mundo durante dois anos, e os resultados dessa ação serão discutidos na oitava edição do Youth Forum, em 2013. A ideia é realizar a ação nos mesmo moldes do revezamento da tocha olímpica, onde várias pessoas e atletas carregam a tocha por várias cidades até chegar a cidade anfitriã das Olimpíadas. Só que no lugar de esportistas, diferentes personalidades transportarão o microfone e irão fazer isso de uma maneira que se aproxime do universo jovem, como pára-quedismo e skate.

“Esse movimento global jovem é uma oportunidade para a UNESCO fomentar discussões e ações transformadoras, acionando sua rede global de colaboradores e especialistas”, explica Nizan Guanaes.


O Forum

A edição deste ano do Youth Forum terá a presença do Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para a Paz e Reconciliação e vencedor do Oscar, o ator Forest Whitaker, e a campeã da Juventude das Nações Unidas e estrela do High School Musical, Monique Coleman. O evento será aberto pela ativista e blogueira egípcia, Gigi Ibrahim, reconhecida pela revista Time como uma das líderes de Tahrir Square, e pelo espanhol Andrés Villena, também blogueiro e ativista de jovens do movimento 15M.

No total, 245 jovens delegados de 193 países e mais de 250 observadores da sociedade civil participarão do Forum. Entre eles dois jovens de comunidades carentes do Brasil, que após se envolverem nas ações do "Criança Esperança" e no Programa "Escola Aberta" se beneficiando de atividades culturais, esportivas e educacionais, optaram por abandonar o tráfico de drogas. Outros participantes estão confirmados, como o escritor Paulo Coelho, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, além do músico colombiano e ativista anti-violência César López, criador da guitarra elétrica transformada a partir de um fuzíl AK-47.

As discussões no Youth Forum vão se concentrar em três subtemas, que destacam a importância dos valores democráticos para a juventude: cidadãos em ação: os jovens na vida política e pública; combate à exclusão dos jovens, vulnerabilidade e violência e rompendo barreiras de emprego.

Durante o Forum, a UNESCO assinará três parcerias importantes para a juventude. A primeira delas no dia 18 com a International Youth Foundation. A ação incidirá sobre 180 jovens que lideram projetos sociais na África, proporcionando o acesso a redes profissionais, além de recursos financeiros. No dia 19, é a vez da UNESCO unir forças com a organização Peace and Sport, localizada em Monaco, com o qual a UNESCO irá desenvolver projetos em situações pós-conflito e desastres, cujo intuito é utilizar o esporte como meio de ajudar os jovens a superar traumas e reconstruir suas vidas. No último dia do evento, 20 de outubro, a organização assina parceria com a Association for International Sport for All (TAFISA). A união visa estimular habilidades de liderança através do Volunteer Initiative for Peace through Sport (VIPS), localizada na Tanzânia.

No comments: