6.10.11

Paulo Monteiro realiza exposição individual na Galeria Marilia Razuk


A Galeria Marilia Razuk recebe a exposição “Viagem ao miolo do meio”, de Paulo Monteiro, entre 20 de outubro e 12 de novembro. Serão cerca de 28 trabalhos, sendo pinturas, esculturas e aquarelas; todos inéditos. A abertura será na quarta-feira, 19 de outubro, das 19h às 22h.
Paulo Monteiro, que começou sua carreira no grupo casa7 na década de 1980, mostra em “Viagem ao miolo do meio”, uma série de trabalhos abstratos e figurativos, objetos de chão, de parede e de mesa, utilizando técnicas diversas como gouache, aquarela, óleo sobre tela, esculturas fundidas em bronze, chumbo, estanho e alumínio. Em algumas dessas peças, é possível reconhecer produtos alimentícios como queijos e bananadas em tabletes. Outras são feitas com pedaços de algodão cru.



Segundo ele, miolo e meio do miolo acabam sendo a mesma coisa. Monteiro explica: “o ponto de convergência dessa exposição está concentrado no fato de que o interior de cada objeto não é o mesmo que a superfície nos faz crer, mas que depois de revelado, torna-se ele mesmo superfície”.

Paulo Monteiro - Nasceu em São Paulo, 1961. Vive e Trabalha em São Paulo. Sua obra se manifesta com igual potência em gravura, pintura e escultura. As telas abstratas de altíssima densidade, com grossas camadas de tinta e forte gestual, encontram eco na produção escultórica. As formas, também abstratas, de suas esculturas não escondem as marcas da mão do artista e seguem na rota do pensamento sobre a natureza da matéria e seu comportamento sobre o plano. Monteiro também trabalha o desenho que inicialmente teve forte influência de quadrinistas como George McManus e Robert Crumb.

Recentemente, Paulo Monteiro participou da coletiva “Quase figura”, também na Galeria Marilia Razuk, sob curadoria de Tiago Mesquita. Sua obra pôde ser apreciada ao lado de nomes, como Cabelo, Fabio Miguez, Gustavo Rezende, Marina Weffort, Paulo Monteiro e Wagner Malta Tavares. Além desta, participou também da coletiva ^^entre colchetes^^^, com curadoria de orientandos de Caue Alves. Em 2009 lançou o livro Paulo Monteiro pela editora Cosac & Naify.

Realizou exposições individuais em diversas instituições tais como a Estação Pinacoteca, S. Paulo, 2009 (Paulo Monteiro, uma seleção 1989-2008), o Centro Cultural Banco do Brasil (Onde está você geração 80?, Rio de Janeiro, 2004), no Museu de Arte Moderna de São Paulo, (São Paulo, SP, 2003), Fundação Lucio Fontana/ Centro Cultural Banco do Brasil (Lúcio Fontana: A Ótica do Invisível, São Paulo, SP, 2002), Museu de Arte Moderna, São Paulo, SP e o Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, RJ (O Espírito da Nossa Época, 2000). Está representado nas coleções Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca Municipal de São Paulo, Museu de Arte de Brasília, Biblioteca Nacional , Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea , São Paulo.

Galeria Marilia Razuk
Desde 1992, a Galeria Marília Razuk tem como objetivo divulgar, promover e difundir a produção contemporânea de artistas consagrados e emergentes. Dirigida por Marília Razuk, a galeria busca mostrar uma diversidade criativa de qualidade e mantém seu reconhecimento junto a curadores, críticos e colecionadores. Seus artistas estão presentes nos mais importantes museus e mostras no Brasil e exterior.

Participa todos os anos de feiras como Art Basel (Suíça), Art Basel Miami Beach, Arco Madrid, SP-Arte, mostrando ao mundo uma seleção de artistas contemporâneos brasileiros e ajudando a promover um intercâmbio cultural.

Em 2010 a galeria ampliou seu espaço e conta com duas salas expositivas na mesma rua, localizadas na Rua Jerônimo da Veiga 131 e Rua Jerônimo da Veiga 62, em São Paulo, onde apresenta diferentes exposições simultaneamente, individuais e coletivas.

Viagem ao meio do miolo, de Paulo Monteiro @ Galeria Marilia Razuk
Abertura: 19 de outubro, das 19h às 122h
Período expositivo: 20 de outubro a 12 de novembro de 2011
Rua Jerônimo da Veiga, 131B
Itaim - São Paulo - SP - 04536-000 - Brasil
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 10h30 às 19h/ sábado das 11h às 15h

No comments: