19.12.11

David Laloum é o novo COO da Y&R



Marcos Quintela, presidente da Y&R, anuncia a promoção de David Laloum a Chief Operating Officer (COO). O executivo compartilhará a gestão da agência com Quintela e terá, entre os seus novos desafios, a missão de intensificar ainda mais a parceria estratégica com os clientes. Laloum deixa o cargo de VP de Planejamento a partir do dia 15 de janeiro, quando deverá ser anunciado seu substituto.

“Temos um projeto muito consistente de impulsionar a criatividade e a visão estratégica em absolutamente todas as áreas da agência. Com a formalização do novo cargo do David, vamos contar com o talento dele para avançar ainda mais nesse sentido”, explica Quintela.

Laloum foi diretor geral da Wunderman França por três anos e também tem passagens pela agência de internet Orange Art, pela TBWA Paris e pela Wunderman Nova York. O executivo entrou na Y&R Brasil em 2006, como diretor de Planejamento, e em 2010 assumiu como VP. Sob o seu comando, a área passou a atuar de forma integrada com a Criação e implementou uma série de projetos pioneiros de planejamento e de branding para grandes marcas que compõem a carteira de clientes da agência. Laloum também ficou responsável por pesquisas e ferramentas como o BAV (Brand Asset Valuator), banco de dados exclusivo da rede Y&R, que mapeia a evolução de 20 mil marcas em 81 países, das quais 1.500 no Brasil em 140 categorias diferentes.

De acordo com Laloum, além de dar continuidade ao trabalho estratégico que vem sendo realizado nos últimos anos, um dos seus principais objetivos será potencializar a capacidade da agência de antecipar e propor soluções diferenciadas envolvendo digitalização, conteúdo multiplataformas e inovação. “Estou muito honrado com a oportunidade de compartilhar com o Quintela a liderança de um grupo tão incrível de profissionais como a nossa equipe aqui na Y&R”, comenta. “Em 2011, com a chegada de Rui Branquinho, Flávio Casarotti e Gustavo Gaion, demos um importante passo rumo ao nosso objetivo de buscar excelência e criatividade em todos os aspectos da comunicação com a integração cada vez maior das disciplinas”, acrescenta.

A reestruturação da Y&R inclui ainda a promoção de Leonardo Balbi, que passa de diretor de conta responsável por Telefônica, TVA e Vivo para diretor de atendimento – função também exercida por Valeria Ordonhez, Marcia Kuperman e Alessandro Cardoni. Para Quintela, a estrutura da agência está sendo pensada para fortalecer o papel da Y&R como parceira estratégica dos clientes, acrescentando valor agregado no pensamento de todas as áreas. “Reavaliar com frequência nossa estrutura organizacional nos ajuda a aprimorar o atendimento aos nossos clientes. Isso é extremamente importante em um mercado que muda a uma velocidade impressionante”, explica.

Em 2011, a receita da Y&R será 17% maior do que a de 2010, número que supera em dois pontos percentuais a expectativa inicial. De acordo com Quintela, esse resultado deve ser atribuído ao crescimento dentro dos próprios clientes, incluindo a movimentação de marcas conquistadas no fim do ano anterior – caso do cartão Elo e de Boheringer Ingelheim. Em 2012, a agência também conquistou Alelo (ex-CBSS) e Hopi Hari.


Mais sobre David Laloum. O francês David Laloum está na Y&R desde 2006, quando assumiu a diretoria de Planejamento da agência. Antes de chegar ao Brasil, o executivo atuou como COO da Wunderman França durante três anos, tendo sido responsável pela comunicação de clientes como Unilever, IBM, Microsoft, Ford, Danone e Pfizer. Laloum também passou pela agência de internet Orange Art e pelas agências TBWA Paris e Wunderman Nova York, nas quais teve a oportunidade de atuar com diversos anunciantes mundiais, como Volkswagen, Canon, ABN Amro, AGF, Coca-Cola e McDonald’s. Graduado pelo IEA – Institut Européen des Affaires de Paris (European Business School), o profissional acumula experiências no mercado de luxo e já desenvolveu projetos para Chanel, Jaguar, Land Rover, Club Med, L’Oreal e Tag Heuer. Entre as conquistas da equipe comandada pelo VP de Planejamento estão dois Effie Awards (prêmio promovido pela American Marketing Association, AMA NY, em parceria com o Grupo M&M), um em 2008 e outro em 2009. Em 2011, o time de Laloum ganhou prata por ação desenvolvida para a Santa Casa de São Paulo no prêmio de planejamento e estratégia mais importante do mundo, o Jay Chiat Strategic Excellence Awards.

No comments: