13.3.12

Editora LeYa lança “O paraíso de Zahra”, graphic novel sobre o Irã lançada na web e traduzida para mais de 12 idiomas


Teerã, junho de 2009 – Os iranianos marcham pelas ruas de sua capital em protesto pelas eleições presidenciais, os manifestantes exigem a contagem de votos. Bandeiras verdes hasteadas marcam a indignação do povo. Começam os tiros. Pessoas correm para todos os lados, muitos feridos. Neste cenário de caos, Zahra perde seu filho Mehdi, talvez para sempre.

A editora LeYa lança em janeiro o aguardado “O Paraíso de Zahra” dos desenhistas iranianos Amir e Khalil, webcomic lançada em fevereiro de 2010 em 12 idiomas – incluindo inglês, árabe, persa e português. Os autores, que preferem não divulgar seus nomes por medo de represálias dos aiatolás, narram uma história forte, marcada pelo amor, pela perda e a luta por liberdade.

Após os protestos, os desaparecimentos e mortes de diversos iranianos – divulgados para o mundo pelo Twitter e YouTube – Zahra inicia uma busca incansável por seu filho Mehdi, de apenas 19 anos. Hassan, irmão de Mehdi, é o narrador dessa história pelo blog “Zahra’s Paradise”.

Passando por hospitais e necrotérios, implorando a burocratas corruptos , visitas diárias a prisão Edin, e esperando com todas as forças que sua busca não termine no cemitério ao sul de Teerã, também chamado de Zahra’s Paradise.

“O Paraíso de Zahra” é uma trama ficcional permeada de pessoas reais e eventos com uma visão profunda do que é o Irã hoje. Construído com textos eloquentes e uma arte extraordinária, esta é uma história com narrativa em primeira pessoa da revolta ainda em andamento neste pequeno país assolado pelos aiatolás.

“Uma história de partir o coração... não só sobre tirania, perda e sofrimento, mas também da celebração da vontade de viver.” - Azar Nafisi, autora de “Lendo Lolita em Teerã”. 

“Da mesma forma que Maus e Persépolis, O Paraíso de Zahra coloca um rosto em uma época de sofrimento e prisões, mas diferentemente deles, o tempo em questão é o aqui e o agora...” NPR

“Maravilhoso e atrativo, O Paraíso de Zahra é mais do que uma graphic novel. É um testamento sobre a vontade inquebrável de pessoas prontas para pagarem qualquer preço para poderem se livrar do jugo da opressão.” - Reza Aslan, autor de No god but God

Ficha Técnica
Título: O Paraíso de Zahra
Autores: Amir e Khalil
Formato: 16 X 23 cm
Nº de páginas: 272
Preço: R$ 39,90

Sobre os autores
Amir é um iraniano-americano que é ativista dos direitos humanos, jornalista e cineasta especializado em documentários. Ele morou e trabalhou nos Estados Unidos, Canada, Europa e Afeganistão. Seus textos e trabalhos já apareceram e foram muito divulgados pela mídia em geral.

Khalil é um artista muito cultuado. Ele desenha desde que era pequeno e O Paraíso de Zahra é sua primeira graphic novel.

Os autores preferiram permanecer anônimos por razões políticas.

No comments: