13.3.12

Gênio das colagens, Tide Hellmeister ganha exposição em sua homenagem na Panamericana


Tide Hellmeister não precisou da computação gráfica para transformar retalhos de imagens em colagens geniais. Muito antes do surgimento de programas como o Photoshop, usava a tesoura como ferramenta e as mãos como meio de expressão, transformando meros papéis em branco em figuras únicas, na maioria das vezes formadas pela junção de imagens aparentemente díspares que formavam um conjunto harmônico e tão impressionante como são hoje as fotomontagens criadas digitalmente.

Falecido em 2008, parte de seu trabalho poderá agora ser conhecido ou relembrado pelo público em uma exposição na Panamericana Escola de Arte e Design (Rua Groenlândia, 77 – São Paulo), com início dia 16 de março, que reúne cerca de 170 obras, entre gravuras e maquetes, feitas por Tide. Amostra, aberta ao público, é feita em homenagem ao genial “artista da tesoura”, que por muitas vezes exibiu suas obras na galeria da escola e contribuiu ativamente com o ensino da arte na instituição.

Mais sobre Tide Hellmeister

Realizou mais de 1.500 ilustrações apenas para a coluna do polêmico jornalista Paulo Francis, de 1990 a 1997, nos jornais O Estado de São Paulo e O Globo. Foi diretor de arte de jornais (Última Hora), revistas (Exame, Quatro Rodas) e realizou mais de duas dezenas de exposições em 40 anos de uma carreira marcada por prêmios nacionais e internacionais. Também foi um dos responsáveis pelo revolucionário projeto gráfico original do Jornal da Tarde.


Exposição “Homenagem a Tide Hellmeister”
Data: de 16 a 26 de março
Endereço: Rua Groenlândia, 77, Jardim Europa, São Paulo
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.
Preço: GRÁTIS

No comments: