6.3.12

Talentos do design são convidados pela Heineken para serem co-criadores de casa noturna conceitual

Em abril, a Semana de Design de Milão 2012 será palco de um concurso de design exclusivo, com objetivo de criar uma casa noturna conceitual com o tema “Perspectivas em Mutação”. A Heineken, marca de cerveja premium internacional, ofereceu a um grupo de designers iniciantes a chance de participar do projeto “Heineken Open Design Explorations Edition 1: The Club”, agora em sua fase final.

O projeto ofereceu a 19 profissionais - selecionados em Milão, Nova York, São Paulo e Tóquio – a oportunidade de apresentar, em um palco global, a sua concepção visionária para o design de um nightclub pioneiro. Fruto de uma grande variedade de disciplinas – do design de interiores à moda – a casa noturna é a conclusão de quase um ano de descobertas partilhadas em uma aventura criativa entre designers e a Heineken, além das sugestões de freqüentadores da noite, todos unidos para criar um ambiente exclusivo que agora poderá ser vivenciado pelo público.

Esta casa noturna conceitual foi projetada para tornar a experiência do consumidor o mais agradável, divertida e inesquecível possível. Mais de 100 freqüentadores de baladas do mundo todo enviaram diversas sugestões (criar uma atmosfera, identificar a si mesmo junto ao barman e até mesmo sair do local com segurança, entre outras), que desafiaram os designers a explorar soluções.

O estabelecimento possuirá uma estrutura flexível, influenciada pela arte do origami, acomodando o fluxo de convidados e um bar interativo. A iluminação será um elemento-chave, e tem como objetivo encorajar a interação social entre os convidados. Até mesmo o visual das garrafas de Heineken consumidas pelos freqüentadores será modificado conforme a iluminação. São conceitos que incentivam a participação do público e o consumo responsável de bebidas alcoólicas.

A Heineken vê esse projeto como o primeiro de várias iniciativas exploratórias de design ligadas ao futuro das casas noturnas. Durante todo o período da Semana de Design de Milão 2012 os convidados serão estimulados a dar sugestões e partilhar seus pontos-de-vista, tornando-se parte do processo de co-criação.

“O que é mais excitante do que permitir que as nossas mentes mais criativas se sintam inspiradas a inovar? Os consumidores da Heineken são pessoas de mente aberta e querem produtos projetados para estimular sua criatividade por meio de soluções de design extraordinárias e de alta qualidade,” disse Mark Van Iterson, Chefe de Design Global da HEINEKEN. “Essa é a nossa oportunidade para criar uma plataforma para que os designers possam fazer exatamente isso: criar experiências estimulantes e avançadas em um dos eventos mais importantes do calendário de design global.”, completa o executivo.

Agora em Milão, o público poderá vivenciar a casa noturna conceitual da Heineken, localizada na zona Tortona, uma das principais áreas da cidade e onde serão apresentadas as idéias mais avançadas durante a semana. O espaço também será utilizado durante o dia como um ponto para a troca de idéias e fonte de inspiração por meio de uma série de sessões com mesas redondas e apresentação de novos designs.

Sobre o Design para Heineken

O design e inovação foram sempre um elemento chave a impulsionar a marca Heineken, que possui uma identidade mundial nova, revigorada e consistente. Ao longo de sua história, a marca tem tido uma influência duradoura e tem modificado o modo como as pessoas vêem as cervejas: foi a primeira a introduzir as garrafas de cerveja verdes e ainda levou o chopp aos lares dos seus consumidores por meio da Keg.

Já a garrafa STR, a Str Bottle, ganhou um prêmio iF em fevereiro de 2011; um Leão de Prata no festival Cannes Lions 2011; um prêmio Dieline em Chicago, medalha de prata na categoria embalagem durante a ADCN; e no dia 29 de setembro, em Nova York, ganhou o prêmio Platinum Pentaward na categoria Bebidas. No dia 24 de setembro, em Tallinn, o júri do prêmio Design Management Europe Award homenageou a Heineken na categoria Grandes Empresas pela sua estratégia superior de construção de marca e execução nos pontos de contato.

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