25.4.12

Arte britânica deixa marcas no Brasil

Joe Clark, artista britânico e atual participante do programa de Residência Artística FAAP mantida pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), realiza na próxima quinta-feira, 26 de abril, às 12h30, um encontro aberto ao público. O residente apresentará o projeto que tem desenvolvido durante sua trajetória artística, incluindo o período em que esteve na Residência, desde o dia 1º de março. A proposta é mostrar ao público a pesquisa e o conjunto das técnicas utilizadas.

O trabalho de Clark utiliza fotos construídas, em que ele manipula objetos presentes no cenário, luz, profundidade e cores da obra, além de utilizar o CGI (Computer Generated Image), programa responsável por criar um plano 3D para a fotografia. Seu objetivo é evidenciar a preocupação em planejar a foto, expressando sua linguagem através do trabalho.

Clark frequentou, entre 2001 e 2004, as aulas de artes visuais na Fine Arts School, na Universidade de Northumbria, na Inglaterra, e entre 2008 e 2010 se especializou na Slade School of Fine Art. Suas obras já foram expostas em galerias ao redor do mundo, em países como Marrocos, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.

O encontro será em inglês e acontecerá no edifício sede da FAAP, no prédio 1, sala 1176. Os interessados em participar devem entrar em contato e confirmar presença pelo telefone 3101-1776 ou pelo email: resartisfaap.info@faap.br .

Histórico 
A Residência Artística FAAP existe desde 2005 e ao longo dos últimos anos já recebeu no Edifício Lutetia, patrimônio histórico e cultural da capital paulista, mais de 150 artistas dos cinco continentes. Concebida nos moldes da Cite dés Arts, em Paris - residência que recebe artistas do mundo todo, inclusive os da FAAP, graças ao convênio firmado entre as duas instituições -, a Residência Artística FAAP apresenta visão contemporânea das antigas bolsas de estudo.

A residência está localizada a 100 metros da sede da Prefeitura, na Praça do Patriarca, centro velho de São Paulo, cujo Edifício foi idealizado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado na década de 1920. Em 1992, o Lutetia foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP). Desde 2005, quando foi restaurado, o edifício abriga a Residência Artística FAAP, a extensão do Museu de Arte Brasileira (MAB-Centro), ambos da Fundação Armando Alvares Penteado, além de uma filial da livraria Martins Fontes.

Encontro com artista Joe Clark
Data: 26/04/12 (quinta-feira)
Horário: às 12h30
Local: Rua Alagoas, 903, Higienópolis- Prédio 1-Sala 1106
Informações: (11)3101-1176 ou resartisfaap.info@faap.br

No comments: