10.4.12

Prêmio illySustainArt será realizado no Brasil pela primeira vez

O Prêmio illySustainArt, da illycaffè, chega ao Brasil. Como prova da importância do mercado brasileiro para a empresa, o nome do país fará parte do título da premiação.

A versão brasileira será realizada durante a oitava edição da SP Arte — que acontece entre os dias 10 e 13 de maio, no Pavilhão da Bienal de São Paulo. O projeto faz parte de uma das grandes iniciativas da empresa em sua íntima relação com as artes.

Os galeristas que estiverem presentes na feira poderão indicar até três artistas para concorrerem ao prêmio, desde que atendam a três exigências: viver e trabalhar no Brasil e ter menos de 35 anos.
Uma comissão julgadora — formada pela curadora e crítica de arte Luisa Duarte, que participou como curadora convidada da seleção da ARCOmadrid de 2011; a colecionadora Têra Queiroz; a fundadora e diretora da SP Arte, Fernanda Feitosa; e o diretor de arte da illycaffè, Carlo Bach — fará uma triagem para selecionar as 30 melhores obras escolhidas pelos galeristas. As peças poderão ser identificadas pelos visitantes por uma placa de “artista selecionado” que estará ao lado de cada uma delas.

A grande vencedora será escolhida pelo júri e anunciada no dia 11 de maio por Carlo Bach. A peça receberá uma placa especial para identifica-la como a campeã da premiação. O artista ganhador será agraciado com um prêmio de R$ 20 mil.

Dedicado a descobrir e apoiar talentos emergentes das artes plásticas e do design contemporâneo, o Prêmio SustainArt procura também estreitar os caminhos entre artistas e curadores de todo o mundo e reforçar o conceito de que a illycaffè é uma empresa que aprecia e apoia as artes.

Sobre o illySustainArt
O Prêmio illy faz parte do projeto www.illysustainArt.org, a comunidade online dedicada a todos os novos talentos de diversos países em desenvolvimento. Uma vitrine para o mundo da arte contemporânea que funciona como um local de referência, encontro e intercâmbio cultural para novos talentos e curadores desses países. Nas quatro últimas edições do Prêmio illy SustainArt, a premiação foi concedida a artistas provenientes de países produtores de café como Brasil, Índia e México. Em 2008, o vencedor foi o artista brasileiro Matheus Rocha Pitta; em 2009, o artista indiano Avinash Veeraraghavan; em 2010, o mexicano Camilo Ontiveros; e em 2011 mais um brasileiro, André Komatsu.
O prêmio é concedido em dinheiro, a obra não é comprada e o vencedor ainda pode ser convidado a participar de um projeto da illy Art Collection — projeto criado há 20 anos pela empresa, que conta com a colaboração de artistas internacionalmente famosos e jovens talentos.

No comments: