6.6.12

Editora LeYa traz para o Brasil “Paris sobre trilhos”, um divertido guia biográfico da Cidade Luz


Ina Caro se apaixonou duas vezes na vida. A primeira foi quando ainda era adolescente e viu Bob em uma festa. Ela sabia que ele seria seu marido um dia. A segunda foi pela França, na companhia de Bob. E ela sabia que ali, às margens do Sena, era o seu lugar preferido no mundo.

A editora LeYa lança em junho “Paris sobre trilhos”, de Ina Caro, um guia biográfico de Paris, escrito na visão de uma apaixonada. A obra ressalta a cultura de Paris através de suas mudanças na arquitetura e na cultura, praticamente guiadas pelos grandes líderes históricos, em uma linguagem fácil, que deixa claro porque cada viagem a Paris é sinônimo de uma experiência no mínimo, inesquecível.

Ao longo das páginas, Ina conta sua história ao se apaixonar por Paris, que na verdade, começou com uma viagem de carro pelos Estados Unidos, em sua lua-de-mel. Tanto ela quanto o marido decidiram que a próxima seria para a França. Entretanto, uma série de adversidades impediu que a viagem acontecesse na época programada. Só anos depois o sonho conseguiu ser realizado e eles passaram alguns meses viajando de carro pela França, acompanhando de perto a sua história visitando os lugares por ordem cronológica. E depois, eles passaram um ano todo em Paris. Foi aí que Ina descobriu que não precisava viajar para conhecer a história. Ela estava logo ali.

“Essa viagem pelo tempo, como apresentada em ‘Paris sobre trilhos’, é possível, uma vez que acredito sermos produtos de nosso passado e de todas as gerações que vieram antes de nós. Sem saber, somos influenciados por tempos muito antigos, peneirados pelo filtro do tempo, pelas palavras de uma mãe, os livros que lemos, filmes que vemos, nossas mentes se tornando a arca do tesouro ou a pilha de lixo de tempos passados. Precisamos apenas de um vestígio de passado, um castelo ou catedral, vistos por olhos contemporâneos, para trazer esse passado de volta à vida”. 

Ina Caro mergulha na história de Paris, a começar por seus trens e metrôs, passando por fatos curiosos, como a existência verdadeira de Marie de Rohan, a personagem de “Os Três Mosqueteiros”, que possuía um château, e tentou arranjar um caso entre a rainha da França e o Duque de Buckingham, o reinado de Francisco I, que ostentava beleza, fator que importava mais do que qualquer outra coisa, e o retrato de seus sonhos e sua vida nos afrescos da Galeria Francisco I, e como Maria Antonieta fazia inimigos ao não convidá-los para seus jantares no famoso Petit Trianon, sendo o caso mais conhecido o do Duque de Orléans, que invadiu uma de suas festas privadas e fez um escândalo no jardim.

Entre diversas histórias da cultura, sociedade e estrutura parisienses, a autora consegue transportar o leitor para cada época diferente e, como por mágica, fazê-lo sentir como se estivesse vendo Paris enquanto desfrutava vividamente de seus momentos mais memoráveis.

Ficha técnica 
Título: Paris sobre trilhos
Autor: Ina Caro
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 412 Preço:
R$ 44,90

No comments: