26.6.12

Revista produzida por universitários da UFSCar participa de prêmio destinado a alunos da área de Comunicação Social

A Revista Universitária do Audiovisual (RUA), produzida por alunos do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), lança neste mês sua 49ª edição. O periódico divulga trabalhos acadêmicos, resenhas, artigos e críticas que estimulam a reflexão sobre cinema, a produção audiovisual universitária, além de entrevistas, coberturas e especiais sobre comunicação e audiovisual. O conteúdo da Revista pode ser acessado em www.rua.ufscar.br.

A RUA foi selecionada para a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM 2012), um prêmio destinado aos melhores trabalhos produzidos por alunos de graduação em Comunicação Social. A premiação é dividida em três etapas – local, regional e nacional. O evento regional acontece dentro do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste) organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Marcelo Félix e Amanda Castro, ex-Editores Gerais da RUA representarão a Revista nos dias 28 a 30 de junho.

Nesta 49ª edição, a RUA exibe o curta-metragem “Onde os Mortos Não Têm Vez” (2011) e apresenta uma entrevista com um dos diretores, Bernardo d’Ávila. Na “Cobertura” apresenta tudo o que aconteceu na 12ª Semana da Imagem e Som (SeIS.12). A seção “Plano Detalhe” traz críticas dos filmes “O Exorcista”, “Paraísos Artificiais”, “Homens de Preto III” e tem como destaque o filme “Orgulho e Preconceito”. A seção “Panorama” conta com os artigos “Diferente dos Outros: Quando a Alemanha saiu do Armário”, “Vidas Secas e a Estética da Escassez” e “O ator inadequado: a crise da performance masculina em Crime Delicado", de Beto Brant.

A nova edição também conta com uma entrevista exclusiva com José Mojica Marins, o diretor de clássicos do cinema nacional com o personagem Zé do Caixão e a 12ª edição do Dossiê, que aborda o tema "Cinema e Psicanálise" nos seus mais diversos aspectos buscando compreender os meandros dessa relação e os caminhos que se apresentam com as pesquisas e as reflexões sobre essa temática. Contando com análises baseadas nas teorias de Freud, Jung, Lacan entre outros teóricos e psicanalistas, os autores tratam de uma grande variedade de filmes como "A Professsora de Piano", "A Partida", "Bruna Surfistinha", "Fantasma", "Clube da Luta", "Minority Report", "Império dos Sentidos", "Os Homens que Não Amavam as Mulheres" e "Um Método Perigoso".

A Revista Universitária do Audiovisual é um projeto de extensão do Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar, coordenada pelos alunos de graduação do curso de Imagem e Som e atualizada mensalmente em www.rua.ufscar.br.

Mais informações, sugestões e textos podem ser enviados para o e-mail rua@ufscar.br.

No comments: