5.7.12

Nomes da criatividade mundial se reúnem no evento ABC | X

Alimentar a criatividade com informação vinda de grandes profissionais, confrontar ideias e fazer network. Essas são as propostas do ABC | X, evento de criatividade promovido pela ABC Design, que traz os designers Luigi Colani e Ellen Lupton à Escola de Arte e Design Panamericana, em São Paulo (SP), nos dias 19, 20 e 21 de setembro.

Colani, que possui mais de 6 mil obras no portfólio, construídas em 60 anos de carreira, vem ao Brasil pela primeira vez. O designer alemão é fundador do "biodesign", ou seja, a aplicação de formas da natureza no desenvolvimento de projetos. Seus feitos vão desde a criação de uma coleção de sapatos para Christian Dior a um estudo para tornar mais ergonômico o punho da Canon T90 - design utilizado em grande número de câmeras disponíveis no mercado. Além disso, Colani foi também responsável pela aerodinâmica de carros de corrida e naves espaciais, em parceria com a agência espacial americana (Nasa).

Já a americana Ellen Lupton é curadora de design contemporâneo no Cooper-Hewit National Design Museum e autora de livros referências em teoria e prática do design. "Pensar com Tipos" e "Novos Fundamentos do Design" foram alguns dos títulos publicados no Brasil. Ellen Lupton também atua como coordenadora do programa de Mestrado em design gráfico do Maryland Institute College of Art (MICA), localizado em Baltimore (EUA).

Sobre a ABC Design - A ABC Design, editada pela agência Straub Experience Design, já realizou seis outros eventos da área nos últimos sete anos, reunindo cerca de 4 mil pessoas no total. São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba já receberam profissionais do calibre de Stefan Sagmeister, conhecido pela criação de capas de álbuns das bandas The Rolling Stones e Aerosmith; e Javier Mariscal, que concorreu ao Oscar 2012 com a animação "Chico e Rita".

No comments: