20.8.12

Design Weekend na FAAP - Palestras gratuitas

Eventos independentes e simultâneos movimentam a cidade de São Paulo durante o 1º Festival Design Weekend. Como uma das escolas de design mais antigas do País, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) não poderia ficar de fora. Para contribuir com a iniciativa, cujo objetivo é promover o design e suas conexões com a arte, arquitetura, urbanismo e decoração, a FAAP promove entre 23 e 25/08 palestras com profissionais de diferentes segmentos do design, como produto, interiores, moda e gráfico.

O Designer de Produtos Fernando Jaeger fala sobre sua atuação na indústria moveleira. A Arquiteta Heloisa Dallari explica o surgimento dos museus virtuais dedicados aos objetos industriais e faz uma reflexão sobre os objetivos, se são para a promoção do conhecimento ou dos interesses mercadológicos.

O Designer Gráfico Ronaldo Kapaz, por sua vez, vai debater sobre o homem e sua necessidade ancestral de deixar sua marca. Por fim, Lorenzo Merlino, Designer de Moda, apresenta a relação da moda com o design.

As palestras serão realizadas no Centro de Convenções da FAAP. Para participar, é necessário fazer inscrição no site da FAAP (www.faap.br/destaques/festival_design.html). O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662.7058.

Design da cidade 
O Festival Design Weekend é uma realização da revista Casa Cláudia, da Editora Abril, em parceria com a Summit Promoções. O evento conta com diversas atividades espalhadas pela capital paulista, como exposições, lançamentos, encontros, palestras, fóruns de discussão, mostras e festas. Mais informações em www.designweekend.com.br.

Confira a programação da FAAP durante o 1º Festival Design Weekend: 
23/08 – quinta-feira 
09h às 11h30 
‘A Gestão de Design no Universo da Indústria Moveleira’ 
Fernando Jaeger - Designer de Produto formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1980. Trabalhou como designer em indústrias de móveis e, durante 15 anos, para a Tok&Stok. Em 1994 abriu seu primeiro showroom, passando a comercializar diretamente seus móveis. Hoje possui seis lojas próprias no Rio de Janeiro e em São Paulo.

23/08 – quinta-feira 
19h às 21h30 
"O museu virtual de design: considerações sobre a exposição do objeto industrial na web" 
Heloisa Dallari - Arquiteta, pesquisadora e professora. Doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Professora nos cursos de graduação e pós-graduação na FAAP e em outras Instituições de Ensino. Desenvolve projetos independentes como palestrante e consultora de Design de Interiores

24/08 – sexta-feira 
9h às 11h30 
"Bom...então vamos falar do que nos marca" 
Ronald Kapaz – Designer Gráfico. Designer titular da Oz Design, que fundou em 1979, e estrategista senior em identidade corporativa da Oz Branding.

25/08 – sábado 
9h às 11h30 
"A relação de moda e design" 
Lorenzo Merlino - Estilista. Já licenciou produtos para Le Postiche, Diadora, Melissa, Grendene, Speedo, entre outros. Tem hoje uma linha de acessórios ‘VR por Lorenzo Merlino‘ e lançou uma linha especial masculina em agosto para a Riachuelo. Paralelamente, desenvolve sua carreira acadêmica como Pós-Graduando em História da Arte. É titular da disciplina de Projeto de Moda nos cursos de graduação e pós-graduação em Moda da FAAP. Foi professor na Faculdade AnhembiMorumbi e na Escola Panamericana de Arte.

FAAP no Festival Design Weekend 
Data: 23 a 25/08/2012
Local: FAAP Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Inscrições: (11) 3662-7058
Informações: www.faap.br/destaques/festival_design.html
Entrada gratuita.
Vagas limitadas

No comments: