12.10.12

Bolt Brasil amplia atuação e se reposiciona no mercado de comunicação

Dos desenhos nas paredes das cavernas ao mural do Facebook. As mudanças na forma como os homens se comunicam são rápidas e constantes. Essas mudanças ganharam uma velocidade tão grande que as novas tecnologias da comunicação, que ganharam força no fim do século XX, em menos de 20 anos se tornaram itens indispensáveis para a vida em sociedade.

Com essas tecnologias, os indivíduos passaram a interagir e se comunicar cada vez mais e de forma mais dinâmica. Uma mensagem publicada hoje nas redes sociais pode ganhar o mundo em segundos, alcançando uma visibilidade que supera todas as fronteiras geográficas. E as mudanças não param! A cada dia surge uma nova tecnologia, uma nova rede social, uma nova forma de ver e ser visto. Isso atinge, principalmente, o mundo dos negócios, com as empresas tendo que aprender e se adequar às novas formas de interação com seus clientes.

A Bolt Brasil, empresa de comunicação com sede em Belo Horizonte (MG), presencia essas mudanças e faz disso uma oportunidade de negócio. Fundada há 13 anos, a empresa acompanha de perto como o mercado absorve as novas tecnologias e as formas como as pessoas se relacionam com elas. Ainda, percebe e tenta compreender as mudanças de hábitos na sociedade moderna, criando projetos que promovam estas interações.

Diante deste cenário extremamente dinâmico, a Bolt também mudou e vai se adequando às tendências mundiais, dos clientes e do mercado, sempre buscando formas eficientes de comunicação, marketing e relacionamento.

“Para nós, a comunicação sempre será feita por pessoas, e com a grande quantidade de dispositivos eletrônicos, muitas vezes, a interface passa pelo digital. O tempo todo pensamos em como tornar mais interessante este contato entre uma pessoa e uma marca/negócio. Ao entender como os indivíduos se relacionam podemos contribuir para que este momento se torne uma experiência agradável. Com isso, gravamos aquele momento na memória desta pessoa e, ao mesmo tempo, criamos uma história que será contada e levada adiante. Isso pra gente é criar interações que unem pessoas e negócios”, revela André Saliba Nazar, Diretor Comercial da Bolt Brasil.

Equipe faz a diferença
Como forma estratégica de atuar nesse mercado dinâmico e seguindo o novo posicionamento, a Bolt Brasil agrega profissionais de várias áreas do conhecimento com o objetivo de tornar seus produtos e serviços mais eficazes. Recentemente, a empresa reforçou sua equipe multidisciplinar com a contratação do sociólogo Eduardo Britto. Com a experiência desse profissional, a Bolt, a exemplo de empresas do segmento no exterior, amplia sua atuação e agrega conhecimentos de inteligência de mercado e pesquisas em seus projetos.

Segundo Marco Antônio Estanislau, Diretor de Planejamento da Bolt Brasil, a contratação do profissional reflete o senso de oportunidade no mercado de comunicação brasileiro. “Já atuamos com pesquisas e metodologia inovadoras. Com um sociólogo na equipe vamos aprofundar o conhecimento sobre os clientes dos nossos clientes e ampliar a oferta de soluções que, muitas vezes, eles nem sabem que existem, contribuindo para potencializar o resultado de seus negócios” afirma Marco.

Produtos e serviços exclusivos 
Outra novidade no posicionamento da Bolt Brasil é a aposta na personalização de seus produtos e serviços, que são soluções únicas e exclusivas. “Muitas vezes, quando um cliente nos procura, ele tem um problema e, em geral, uma resposta já escolhida. Como, por exemplo, a troca do site. No entanto, sabemos que, na maioria dos casos, a resposta é diferente e, muitas vezes, apenas trocar um website não é o suficiente, ou, às vezes, nem é necessário. Existem outros fatores tão ou mais importantes que precisam ser modificados”, explica Alexandre Estanislau Silva, Diretor de Criação da Bolt.

Para isso, a equipe da Bolt faz um mergulho no negócio do cliente, para entender a fundo o problema e propor soluções que vão realmente ser eficientes. “Esta etapa é fundamental, pois, na maioria das vezes, descobrimos oportunidades que não estavam claras e, muitas vezes, encontramos demandas que não eram expressas. E é exatamente por isso que dizemos: ocasionalmente mudamos negócios”, destaca Alexandre.

Esse foi o caso do trabalho realizado pela Bolt para o Circuito do Rock, de Belo Horizonte (MG), com foco nos clientes das casas noturnas Jack Rock Bar e Circus Rock Bar. A equipe realizou, dentre outras, uma pesquisa etnográfica nos bares para conhecer o comportamento dos clientes.

De acordo com Alexandre Estanislau, o resultado da pesquisa foi importante para avaliar os potenciais do negócio. Todos os pontos fortes e fracos foram levantados, analisados e pontuados, possibilitando ao Circuito do Rock conhecer a fundo seus clientes e pensar em estratégias para fidelização e manutenção dos mesmos, tanto nas casas quanto nas redes sociais, um dos principais meios de comunicação do cliente com seus clientes.

“Foi um trabalho inovador e bastante criterioso, que nos fez olhar fundo nosso negócio e perceber potencialidades e lacunas que não priorizávamos por desconhecer sua existência. Conseguirmos enxergar de forma detalhada os nossos clientes, como se comportam em cada casa, quais suas preferências, relação com os funcionários, aceitação das bandas, avaliação da infra-estrutura, entre muitas outras informações importantes para o sucesso do nosso investimento no segmento rock n’ roll”, destaca Gustavo Jacob, sócio do Circuito do Rock.

No comments: