9.11.12

A importância do design no desenvolvimento dos produtos Samsung



Os avanços tecnológicos atuais estão revolucionando o modo como a tecnologia é aplicada, gerando um novo olhar envolvendo o design, que vai além de considerações puramente estéticas. Pensando nisso, a Samsung Electronics aperfeiçoa, periodicamente, sua abordagem em relação ao design de seus produtos, desenvolvendo uma nova identidade, colocando a experiência e o estilo de vida do consumidor no centro de suas criações.

Historicamente, os esforços da Samsung em promover uma mentalidade voltada ao design na empresa remontam a 1996, quando o seu presidente, Lee Kun Hee, pessoalmente, reforçou a necessidade de abordar a inovação do design como um aspecto primordial da Samsung Electronics, criando a base para a definição e promoção de uma filosofia de design na empresa. Segundo Lee, o consumidor leva em média seis segundos para aprovar ou não um produto na vitrine. Sendo assim, “não é possível vencer se não conseguirmos ganhar a atenção do consumidor num período curto de tempo”, afirma o executivo.



Desde então, a filosofia de design da Samsung evoluiu, passando por três fases distintas de desenvolvimento, dando origem à sua identidade atual.

A primeira fase, entre 1996 e 2005, levou a uma grande renovação da marca, estilo e design da Samsung. Nesse período, as atividades de design da empresa tiveram como foco o “design formativo” – uma filosofia voltada ao produto, que visava fabricar produtos mais finos e mais leves, abandonando o design puramente funcional em prol de valores mais estéticos e diferenciais, que combinassem funcionalidade com apelo emocional.

Entre 2006 e 2010, ficou marcada a segunda fase da identidade de design da Samsung, em que a empresa procurou estabelecer uma ligação mais emocional com seu consumidor; uma ligação que não fosse baseada somente na interface do usuário ou na aparência externa dos produtos, mas também na experiência como um todo. Assim, durante esse período, a Samsung iniciou um trabalho mais sistemático para descobrir as tendências e necessidade dos consumidores. Desejo, curiosidade e prazer foram fatores que passaram a fazer parte da filosofia de desenvolvimento criativo da empresa.

Na terceira e atual fase da identidade de design, estabelecida entre 2011 e 2015, a Samsung cria uma nova abordagem para o desenvolvimento de seus produtos, com estratégia de trazer valor e satisfação que vão além de meras considerações estéticas e funcionais. A tecnologia passou a fazer parte integral da vida das pessoas. Os televisores são portais para a internet e os telefones são smartphones móveis que nos conectam com o mundo de diversas maneiras. As expectativas dos consumidores em termos de tecnologia mudam rapidamente. Eles interagem com a tecnologia a cada passo, demandando produtos mais fáceis de usar e que se integrem perfeitamente aos seus estilos de vida. Ao mesmo tempo, eles dão preferência a marcas que respeitam a sociedade e o meio ambiente e que oferecem produtos mais eficientes e sustentáveis. Eles desejam mais conforto, bem-estar e comportamento ético, procurando cada vez mais encontrar esses valores em marcas de produtos tecnológicos. E a terceira fase da identidade de design da Samsung coloca essas demandas e aspirações à frente e no centro do processo de design.

Para ilustrar essa terceira fase, o Vice-Presidente de Telecom da Samsung Brasil, Michel Piestun, aponta os últimos lançamentos da área como porta-vozes dessa identidade de design da Samsung. “Em 2011 lançamos o GALAXY Note a partir de uma demanda maior por funções como criação, transferência e compartilhamento de conteúdo em um único dispositivo móvel, para que os usuários possam realizar tarefas mais criativas e produtivas, usando menos dispositivos”, afirma o executivo. “A principal conquista do design do GALAXY Note foi fornecer uma interface que reproduz a versatilidade da caneta e do papel, para que os usuários possam criar conteúdo de forma espontânea e imediata”, completa.

Baseado no sucesso do GALAXY Note, a Samsung desenvolveu mais dois produtos da família Note. Lançado em setembro deste ano, o GALAXY Note 10.1, primeiro aparelho que combina a mobilidade do tablet e a produtividade de um notebook. Desenvolvido para estimular a produtividade e a criatividade, o tablet vem repleto de recursos que facilitam a criação de conteúdo, como a inovadora S Pen e a funcionalidade multitarefa, que possibilitam fazer duas coisas ao mesmo tempo na mesma tela.

Já no recém-lançado GALAXY Note II, segunda geração do smartphone híbrido da companhia, que combina características de tablet e smartphone, a Samsung incluiu melhorias em seu design como a nova tela HD Super AMOLED de 5.5 polegadas, o que garante uma experiência única na visualização de vídeos que permite aos usuários assistirem a conteúdos com nitidez surpreendente. Outra mudança foi na anatomia do aparelho, que em sua nova versão melhora a pegada, facilitando a utilização do smartphone.

A fim de enfatizar a importância do design em seus produtos de Telecom, a Samsung participou do Brasil Design Week, evento integrado ao já renomado HSM ExpoManagement, que aconteceu entre os dias cinco e sete de novembro no Transamérica Expo Center. No local, foi montado o Galaxy Studio, um espaço de experimentação em que os visitantes puderam conhecer como o design não influencia apenas a aparência de seus produtos, mas também na maneira eles são projetados para facilitar seu dia a dia.

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