17.7.07

Novas identidades para o Parque Estadual da Serra do Mar



A pedido da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Oz Design criou nova identidade visual institucional e logomarcas para cada um dos oito núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar.

Os núcleos são Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião.

Uma das principais diretrizes do projeto é integrar os núcleos e seus gestores, para fortalecer o Parque, bem como a percepção de sua existência pela sociedade. Antes, cada um deles tinha sua própria logomarca, com linguagens completamente diferentes.

O grande desafio da agência foi buscar os principais atributos de cada núcleo e criar marcas com características próprias. Para isso, contou com o envolvimento dos gestores dos núcleos no processo de criação, que garantiram a incorporação do legado de seus espaços no resultado do trabalho.

A marca institucional do Parque Estadual da Serra do Mar é uma soma de todas essas características. “Cada gestor tinha muito apego por sua marca, e o processo de construir a marca final incorporou elementos das marcas antigas, mantendo identidades já consolidadas. Ao mesmo tempo, todos tiveram que ceder um pouco, mas puderam opinar em todas as etapas. Isto foi importante também para consolidar uma nova fase na gestão do Parque, e todos ganhamos com isto”, diz Adriana Mattoso, gerente de unidades de conservação da Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente que administra os parques de São Paulo.

A nova identidade visual está sendo usada no pôster institucional do Parque, nos folders com informações sobre atrações e centro de visitações de cada núcleo, nos banners e nos uniformes dos funcionários.

A agência criou também uma exposição itinerante sobre o parque, que aborda temas como biodiversidade, serviços ambientais, patrimônio cultural e oferece informações sobre o que encontrar e o que fazer em cada núcleo, para que os freqüentadores possam aproveitar melhor a visita.

Esta iniciativa foi financiada pelo governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente e banco KFW, do governo da Republica Federal Alemã. Além disso, faz parte do Projeto de Preservação da Mata Atlântica - PPMA, por meio da qual foram aplicados cerca de 100 milhões de reais na Proteção da Mata Atlântica em São Paulo, bem como na implantação das suas unidades de conservação - parques e estações ecológicas.

Fonte: CCSP

No comments: