14.4.09

ESPM realiza III Encontro de Comunicação e Marketing



O Centro de Altos Estudos da ESPM, CAEPM, realizará o III Encontro de Comunicação e Marketing sob o tema “Comunicação e consumo na Sociedade do Acesso”. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, terça e quarta-feira, na ESPM.

O objetivo do III Encontro é discutir dinâmicas atuais da cultura de consumo, sobretudo a “desmaterialização” do produto, ou seja, produtos que são “bens imateriais”, fenômeno que tem ocorrido na indústria da cultura e da informação. Dentro deste contexto, o Encontro abordará a migração dos consumidores para redes virtuais de acesso a conteúdos que impactam na comercialização de CDs e livros, entre outras mudanças na indústria e na economia.

O presidente da ESPM, Luiz Celso Piratininga fará a abertura em 5 de maio, terça-feira. Na sequência, o pesquisador e membro da Universidade Nacional Autônoma do México, Nestor Garcia Canclini, apresentará a Conferência “Do acesso à pós-produção: a cultura além dos objetos”.

Na parte da tarde, às 14h30, acontece o painel “A experiência como paradigma do produto”, com o professor e membro do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing da ESPM (CAEPM), Vladimir Safatle, o professor da ECA-USP, Leandro Leonardo Batista e profissionais do mercado publicitário. Por fim haverá as sessões acadêmicas de apresentação de trabalhos selecionados.

Em 6 de maio, quarta-feira, o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Laymert Garcia dos Santos, apresentará a Conferência “O consumo do imaterial”. Na sequência, Ana Paula Cortat, vice-presidente de planejamento da Leo Burnett e o professor Jean Charles Jacques Zozzoli da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) levantarão questões a partir da visão do mercado e da academia, abrindo para debate dos participantes.

No período da tarde, a professora e pesquisadora da ESPM, Gisela Castro mediará o painel sob o título “O que vende a indústria da cultura” com a participação da pesquisadora do CAEPM, Letícia Veloso que apresentará a pesquisa Consumo Jovem da música. Para representar o mercado fonográfico, participa o músico e empresário João Marcelo Bôscoli, da gravadora Trama.
Após o painel, às 17h, haverá as sessões acadêmicas de apresentação de trabalhos selecionados. No enceramento, às 19h, será oferecido coquetel aos convidados para marcar o lançamento o livro do II Encontro de Comunicação e Marketing da ESPM com artigos do atual conselheiro e ex-presidente da ESPM, Francisco Gracioso; do docente da Universidade de Nova Iorque, Stuart Ewen, do membro da Universidade de Toronto, Derrick De Kerckhove, entre outros textos selecionados dentre os participantes da edição anterior do evento.

Os trabalhos acadêmicos que serão apresentados durante o Encontro são produzidos com o intuito de oferecer contribuição para o conhecimento, seja do ponto de vista acadêmico quanto com foco em negócios. As áreas são: pensando a sociedade do acesso, produção de mídia, modos de recepção: questões de público e audiência, gestão de operações de mídia e casos.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site www.espm.br/encontroespm. Mais informações no telefone (11) 5085-4500.

Programação III Encontro de Comunicação e Marketing do CAEPM

Dia 5 de maio – terça-feira
9h às 9h30 – Café/Cadastramento
9h30 – Abertura com o presidente da ESPM, Luiz Celso Piratininga.
10h – Conferência “Do acesso à pós-produção: a cultura além dos objetos”, com Nestor Garcia Canclini.
Intervalo
11h30 – Questões – com Nilda Jadks da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, e Rose Melo Rocha da ESPM – SP.
Almoço 13h às 14h30
14h30 – Painel “A experiência como paradigma do produto”, Vladimir Safatle, do CAEPM, Leandro Leonardo Batista, da ECA-USP, profissionais do mercado publicitário
Intervalo
17h às 19h – Sessões Acadêmicas – sessões de apresentação de trabalhos selecionados.

Dia 6 de maio – quarta-feira
9h às 9h30 – Café
9h30 – Conferência “O consumo do imaterial”, com Laymert Garcia dos Santos.
Intervalo
11hs – Questões – Ana Paula Cortat, VP da Leo Burnett e Jean Charles Jacques Zozzoli (UFAL)
13h às 14h30 – Almoço
14h30 – Painel “O que vende a indústria da cultura?” com Gisela Castro da ESPM SP, Letícia Veloso do CAEPM e João Marcelo Bôscoli, da gravadora Trama
Intervalo
17hs às 19hs – Sessões acadêmicas – sessões de apresentação de trabalhos selecionados.
19hs – Coquetel de encerramento – Lançamento do livro o II Encontro com artigos de Francisco Gracioso, ESPM, Stuart Ewen, CUNY, Derrick De Kerckhove da Universidade de Toronto. Além de 12 textos selecionados entre os participantes da edição anterior do evento.

III Encontro de Comunicação e Marketing do CAEPM

Data: 5 e 6 de maio de 2009 (terça e quarta-feira)
Local: ESPM – Campus Prof. Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, número 123, Vila Mariana
Mais informações: www.espm.br/encontroespm
Telefone: 11-5085-4600

No comments: