Com o objetivo de aliar as constantes mudanças nas agências de comunicação e das novas mídias disponíveis, a ESPM-SP reestruturou as agências internas e lança o "Arenas ESPM". Esse grande laboratório experimental – pioneiro no curso de graduação em Comunicação Social no Brasil – está dividido em cinco grandes áreas: promoção, propaganda, digital, som e imagem, e pesquisa. Esta última área atua por meio do blog identificador de tendências Newrônio, da ESPM Digital, e de um Núcleo de Pesquisas. Há também uma célula de produção de peças e conteúdos, além de contar com um núcleo para estudantes de Design, a fim de estabelecer convergência nas atuações.
O espaço é inspirado na estratégia de negócio “Arenas da Comunicação com o Mercado”, que se transformou em livro e retrata a gestão da comunicação, a partir dos diferentes setores da economia, como esporte, marketing digital, varejo, propaganda promocional, moda, entretenimento, e as grandes feiras, desenvolvido pelo professor Francisco Gracioso, nos modelos mais sofisticados de agências e hot shops. "É papel da escola buscar e antecipar formatos e tendências para que os alunos possam entrar no mercado sabendo trabalhar e, até mesmo, propor formatos diferenciados de atuação", afirma o prof. Luiz Fernando Garcia, diretor nacional do curso. Segundo ele, esse formato também entrará em ação nas unidades da escola, localizadas no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
O trabalho, desenvolvido na agência, é voltado para os alunos, os quais são orientados por experientes professores com ampla atuação no mercado. A experiência somada pelos estudantes é a porta de entrada para o primeiro estágio. “O mercado está cada vez mais exigente e pede profissionais mais preparados. A proposta é contextualizar e prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho mais sofisticado”, explica o coordenador do Arenas ESPM, Matheus Marangoni.
Alunos que estagiaram na antiga Agência ESPM (hoje, Arenas ESPM) atualmente são profissionais reconhecidos pelo mercado e conquistaram importantes prêmios na área, entre os quais Cannes, Festival Universitário de Comunicação (FUC) e, recentemente, o Estagiário do Ano, promovido pelo CCSP (Clube de Criação de São Paulo). “Cerca de 80% dos alunos premiados em grandes festivais e concursos de criação tiveram a experiência do primeiro estágio na escola”, enfatizou Maria Matuck, responsável pelo Vitrine ESPM e pelo Plantão de Orientação de Portfólios.
Cerca de 1.200 alunos já passaram pela agência, e hoje trabalham em grandes agências de comunicação do país. Até dezembro de 2008, os processos seletivos aconteciam semestralmente, e apenas 40 alunos, eram recrutados. A partir de 2009, o número de vagas dobrou. Atualmente, 80 alunos dos cursos de graduação em Comunicação Social e Design, estagiam na agência.
Mais informações pelo site www.espm.br
5.5.09
ESPM lança Arenas ESPM
Postado por Paulo R. Lisboa às 5:12 PM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment