5.5.09

Exposição destaca obras de grandes fotógrafos brasileiros



No período de 9 de maio até 21 de junho, a CAIXA Cultural São Paulo terá uma programação voltada ao público que aprecia a arte visual, com a exposição “30 anos de fotografia”, coleção com 40 imagens do acervo pessoal da curadora e pesquisadora Rosely Nakagawa, e com a palestra sobre “Fotografia e Mercado”, que será proferida no dia 13 de junho, a partir das 19h, pela curadora ao lado do renomado fotógrafo Thomaz Farkas e da crítica de fotografia Simonetta Persichetti.

A exposição apresenta imagens que Rosely foi reunindo durante os 30 anos de sua trajetória profissional, desde a primeira, que foi presente de Mario Cravo Neto, uma foto em PB, até reunir um portfólio com 200 fotos, das quais selecionou 40, onde o destaque fica para o momento criador e o processo de elaboração de renomados fotógrafos brasileiros.



Entre eles, encontram-se Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Luiz Braga, Lucia Guanaes. São profissionais que passaram pelos olhos de Rosely e juntos escolheram, selecionaram, dividiram, compartilharam o fazer imagético.

"Talvez, mais do que uma coleção, o que Rosely nos mostra seja uma coletânea, onde ficam evidentes os interesses e os gêneros de época. Um índice que nos permite ver, mesmo que não de forma cronológica e, muito menos didática, a transformação da estética fotográfica, um passeio pelos mais variados estilos. E mostra um panorama da história da fotografia brasileira, muito mais ligado à afeição, ao emocional do que a um discurso intelectualizado", declara Simonetta Persichetti.

Rosely é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com extensão em Museologia. Seu trabalho como curadora teve início na Galeria Fotóptica, no final da década de 70. “Acompanhar a produção e a realização do trabalho fotográfico, conviver com fotógrafos e acompanhá-los nas saídas fotográficas era, realmente, o que mais me motivava naquele trabalho”, destaca ela.

Na galeria, Rosely conheceu fotógrafos contemporâneos de Thomaz Farkas, como José Medeiros, Pierre Verger e Chico Albuquerque. Além dos que despontavam no cenário da fotografia nacional e internacional, como Sebastião Salgado e Alécio de Andrade.

Em 1986, começou a trabalhar de forma independente como coordenadora de mostras em museus e outras galerias. A partir daí não parou mais, foi curadora de diversos espaços culturais, a exemplo da Casa da Fotografia Fuji e do Espaço Senac Escola de Comunicação e Artes. Organizou dezenas de exposições de fotógrafos conceituados, assinou a edição e coordenações de diversos livros de imagens e participou de congressos no Brasil inteiro e no exterior. Hoje, coordena as mostras das galerias Fnac Brasil, com a proposta de mostrar a produção brasileira na sua diversidade e complexidade.

A mostra “30 anos de fotografia” é itinerante e irá percorrer, até o final do ano, outros espaços da CAIXA Cultural, situados nas cidades de São Paulo, Brasília e Salvador.

Fotógrafos participantes da mostra “30 anos de fotografia”
Arnaldo Pappalardo – São Paulo
Carlos Alberto Ebert – São Paulo
Carlos Moreira – São Paulo
Celso Oliveira – Rio de Janeiro
Clode Kubrusly – São Paulo
Cristiano Mascaro – São Paulo
Fernando Lemos – São Paulo
Guy Velloso – Belém
Ion de Freitas - São Paulo
João Musa – São Paulo
Joao Urban – Curitiba
Kenji Ota – São Paulo
Leonardo Crescenti – São Paulo
Lucia Guanaes – Salvador
Lucia Loeb – São Paulo
Luiz Braga – Belém
Luiz Carlos Felizardo – Porto Alegre
Manuel da Costa – Porto Alegre
Marcos Piffer – Santos
Mario Cravo Neto – Salvador
Nivia Uchoa – Juazeiro do Norte
Paula Sampaio – Belém
Pedro Lobo – Rio de Janeiro
Pedro Vasquez – Rio de Janeiro
Penna Prearo – São Paulo
Salete Goldfinger – São Paulo
Thomaz Farkas – São Paulo
Tiago Santana – Fortaleza


Exposição - “30 anos de fotografia”
Período: De 9/05 à 21/06
Local: CAIXA Cultural, São Paulo - Galeria D.Pedro II, Praça da Sé, 111
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada: Franca
www.caixa.gov.br/caixacultural

No comments: