5.5.09

Marca Brasil se consolida no mercado internacional



Pela primeira vez na história da sua promoção turística internacional o Brasil possui uma identidade visual perene, que representa o turismo brasileiro e posiciona o País competitivamente no exterior. Trata-se da Marca Brasil, que acaba de completar quatro anos de criação e utilização.

Considerada um dos primeiros resultados do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, a Marca Brasil nasceu a partir de uma concorrência nacional vencida pelo designer Kiko Farkas. Suas cores foram escolhidas a partir da opinião de turistas estrangeiros que, por meio de pesquisa, indicaram a sua visão do Brasil: o verde, que reflete as florestas; amarelo, que ilustra o sol e luminosidade; o vermelho e laranja, relacionados às festas populares; o azul do céu e da água; e por fim, o branco, para as manifestações religiosas.

“O resultado foi uma marca criada para ser a identidade internacional do turismo e dos principais produtos de exportação do Brasil, multicolorida e sinuosa, que reflete aspectos como alegria, luminosidade e modernidade, e hoje, está inserida no mercado turístico internacional, junto a países pioneiros, como é o caso da Espanha, que criou seu símbolo em 1983”, explica o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos.

Para o consultor internacional do Plano Aquarela, Josep Chias, a marca, no momento da sua criação, já mostrou o jeito brasileiro e a diversidade que o País oferece. “A Marca Brasil é atemporal, versátil e já esta consolidada como uma das melhores do mundo”, avalia.

Ao longo desses quatro anos de existência, empresas de turismo como a CVC, e companhias aéreas como Varig e TAM, aderiram à marca. Entre as empresas que utilizaram a Marca Brasil em seus produtos para exportação, destacam-se a Grendene, Nestlé, Rosa Chá, Penalty e Matte Leão.

A marca fez parte da campanha “We do it different”, promovida pela Apex-Brasil para ressaltar os diferenciais dos produtos brasileiros, durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. No mesmo ano, o símbolo teve grande exposição nacional ao fazer parte do desfile da escola de samba Portela, que levou à Sapucaí o samba-enredo “Brasil, marca a tua cara e mostra para o mundo”, que contou a história do povo brasileiro.

Ao todo, a Marca Brasil contabiliza 1.545 solicitações de uso, e tem sido naturalmente expandida também para atributos de exportação do País. Dento das solicitações, 877 foram relacionadas diretamente a turismo, 310 a produtos e serviços e 309 a outros órgãos, como universidades, ONGs e empresas diversas.

No comments: