A consultoria em branding FutureBrand teve dois projetos de design estratégico e um de design de embalagem premiados no Idea/Brasil, etapa brasileira do Idea Awards, concurso de design norte-americano considerado o maior do mundo na categoria. O reconhecimento veio para os trabalhos desenvolvidos para a linha Taeq, do Pão de Açúcar (ouro na categoria Estratégia de Design), Sollys, da Nestlé (bronze em Estratégia de Design) e Nescau 2.0 (prata na categoria Design de Embalagem).
Esta edição do Idea/Brasil teve 419 trabalhos pré-inscritos, e 103 foram selecionados para a etapa final. Os trabalhos concorreram em 14 categorias relativas a produtos voltados ao mercado, conceitos, protótipos, ambientes e projetos de estudantes. A premiação é promovida pela Associação Objeto Brasil, a principal entidade do setor no país, e leva a chancela da Apex-Brasil. A etapa brasileira antecede o Idea Awards norte-americano, criado em 1980 pela Sociedade Americana dos Designers Industriais (IDSA) para difundir e premiar os melhores produtos, embalagens e conceitos de desenho industrial produzidos no mundo.
Neste ano, a premiação norte-americana ocorrerá no dia 26 de setembro. Todos os trabalhos premiados no Idea/Brasil ficarão expostos até 15 de agosto no Conjunto Nacional, em São Paulo.
Projetos premiados
No trabalho desenvolvido para a linha de produtos à base de soja Sollys, a FutureBrand criou uma marca que acolhe valores ligados a bem-estar, jovialidade e nutrição, com flexibilidade para abrigar produtos de diversas categorias, consistências e formatos, desde bebidas até chocolates e biscoitos. O objetivo da Nestlé era aproximar-se do público adulto preocupado com saúde e bem-estar, tendo em vista o grande crescimento do mercado de alimentos funcionais. Nas embalagens, a escolha foi por elementos simples, mas expressivos, com layouts que trabalham a vitalidade e alegria do sol que acompanha a marca. O visual despojado e os tons claros, porém quentes, remetem a refrescância e sabor. O logo, flexível e amigável, transmite a personalidade de Sollys e relaciona-se com suas características em sabor e consistência.
Já a identidade visual de Nescau 2.0 foi inspirada no universo da linguagem digital, internet e jogos eletrônicos. Direcionada ao público jovem, a embalagem criada pela FutureBrand teve a forma e estrutura renovadas por ocasião do aniversário de 75 anos do achocolatado, data aproveitada pela Nestlé para dar um “upgrade” na fórmula e na apresentação do produto. Na lata, o “shape” desenvolvido remete ao movimento de um milk-shake dentro de um copo, transmitindo interatividade, ação e velocidade. A cor vermelha, associada historicamente a Nescau, foi assumida como predominante, e as fotos que aparecem nas embalagens são de atletas reais, campeões consagrados em suas modalidades.
Além do Idea/Brasil, nos últimos três anos a FutureBrand teve trabalhos vencedores em premiações como o Pentawards, Festival Wave, Prêmio Abre, do Festival Brasileiro Promoção, Embalagem e Design, e no Prêmio EmbalagemMarca. O design de embalagens é uma das disciplinas da FutureBrand, que conta com profissionais especializados em estratégia e gestão de marca, design ambiental, design gráfico e identidade verbal. Juntas, as equipes atuam na criação e no posicionamento de marcas fortes, passando pela sua implementação e monitoramento.
SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há seis anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.
A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.
Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, Comgás, Garoto, Itaú, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, RBS, Ultra e Whirlpool. A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.
No comments:
Post a Comment