31.7.09

FutureBrand leva Ouro, Prata e Bronze no IDEA/Brasil

A consultoria em branding FutureBrand teve dois projetos de design estratégico e um de design de embalagem premiados no Idea/Brasil, etapa brasileira do Idea Awards, concurso de design norte-americano considerado o maior do mundo na categoria. O reconhecimento veio para os trabalhos desenvolvidos para a linha Taeq, do Pão de Açúcar (ouro na categoria Estratégia de Design), Sollys, da Nestlé (bronze em Estratégia de Design) e Nescau 2.0 (prata na categoria Design de Embalagem).

Esta edição do Idea/Brasil teve 419 trabalhos pré-inscritos, e 103 foram selecionados para a etapa final. Os trabalhos concorreram em 14 categorias relativas a produtos voltados ao mercado, conceitos, protótipos, ambientes e projetos de estudantes. A premiação é promovida pela Associação Objeto Brasil, a principal entidade do setor no país, e leva a chancela da Apex-Brasil. A etapa brasileira antecede o Idea Awards norte-americano, criado em 1980 pela Sociedade Americana dos Designers Industriais (IDSA) para difundir e premiar os melhores produtos, embalagens e conceitos de desenho industrial produzidos no mundo.

Neste ano, a premiação norte-americana ocorrerá no dia 26 de setembro. Todos os trabalhos premiados no Idea/Brasil ficarão expostos até 15 de agosto no Conjunto Nacional, em São Paulo.

Projetos premiados



Na criação de Taeq, o desafio da FutureBrand era desenvolver uma marca própria relevante, aspiracional e abrangente, que abrigasse produtos de diversas categorias e que pudesse ser comercializada nas lojas das seis bandeiras do Gupo (Pão de Açúcar, Extra, Sendas, CompreBem, Assai e Ponto Frio). O trabalho incluiu o desenvolvimento das identidades verbal e visual da marca, a definição dos cinco pilares (Orgânico, Nutrição, Casa, Esporte e Beleza) e a idealização do visual das embalagens. Todos esses aspectos foram planejados a fim de criar uma marca coesa, coerente com sua proposta relacionada ao bem-estar e à qualidade de vida. Enquanto a maioria dos itens de marca própria é comercializada em caixas de cores chamativas, a FutureBrand propôs um estilo mais leve para a linha, com fundo branco e imagens remetendo a atributos como frescor e qualidade. A decisão por esse modelo inovador de embalagens quebrou paradigmas e foi suportada pelo banco de tendências da FutureBrand, que indicava a originalidade como característica fundamental para a diferenciação de uma marca nos pontos-de-venda.



No trabalho desenvolvido para a linha de produtos à base de soja Sollys, a FutureBrand criou uma marca que acolhe valores ligados a bem-estar, jovialidade e nutrição, com flexibilidade para abrigar produtos de diversas categorias, consistências e formatos, desde bebidas até chocolates e biscoitos. O objetivo da Nestlé era aproximar-se do público adulto preocupado com saúde e bem-estar, tendo em vista o grande crescimento do mercado de alimentos funcionais. Nas embalagens, a escolha foi por elementos simples, mas expressivos, com layouts que trabalham a vitalidade e alegria do sol que acompanha a marca. O visual despojado e os tons claros, porém quentes, remetem a refrescância e sabor. O logo, flexível e amigável, transmite a personalidade de Sollys e relaciona-se com suas características em sabor e consistência.



Já a identidade visual de Nescau 2.0 foi inspirada no universo da linguagem digital, internet e jogos eletrônicos. Direcionada ao público jovem, a embalagem criada pela FutureBrand teve a forma e estrutura renovadas por ocasião do aniversário de 75 anos do achocolatado, data aproveitada pela Nestlé para dar um “upgrade” na fórmula e na apresentação do produto. Na lata, o “shape” desenvolvido remete ao movimento de um milk-shake dentro de um copo, transmitindo interatividade, ação e velocidade. A cor vermelha, associada historicamente a Nescau, foi assumida como predominante, e as fotos que aparecem nas embalagens são de atletas reais, campeões consagrados em suas modalidades.

Além do Idea/Brasil, nos últimos três anos a FutureBrand teve trabalhos vencedores em premiações como o Pentawards, Festival Wave, Prêmio Abre, do Festival Brasileiro Promoção, Embalagem e Design, e no Prêmio EmbalagemMarca. O design de embalagens é uma das disciplinas da FutureBrand, que conta com profissionais especializados em estratégia e gestão de marca, design ambiental, design gráfico e identidade verbal. Juntas, as equipes atuam na criação e no posicionamento de marcas fortes, passando pela sua implementação e monitoramento.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há seis anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, Comgás, Garoto, Itaú, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, RBS, Ultra e Whirlpool. A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

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