17.9.09

Exposição dos finalistas do Prêmio EcoLeo de Design

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE REDE DESIGN BRASIL



As 35 peças finalistas do Prêmio EcoLeo estarão expostas no Shopping D&D, em São Paulo, de 22 de setembro a 4 de outubro, durante a 7ª edição do Design & Natureza. Com 327 inscrições vindas de todo o Brasil, o Prêmio EcoLeo foi criado com o objetivo de estimular a adoção de critérios sustentáveis no desenvolvimento das peças.

Entre os produtos selecionados estão móveis (cadeiras, poltronas, bancos, estantes, rack, mesa, cama), materiais para escritório (organizadores e cavalete), luminárias, objetos de decoração, jóias, casinha para cães, absorvedor sonoro, mouse óptico e até um projeto para implantação de uma cooperativa de inclusão social utilizando o design como ferramenta estratégica.

Durante a avaliação dos protótipos, o júri procurou priorizar os aspectos de inovação da qualidade estética, racionalização do uso da matéria-prima e qualidade no acabamento. Segundo a presidente do júri, Marili Brandão, a qualidade de acabamento surpreendeu. De acordo com Christian Ullmann, da comissão organizadora do concurso, a única ressalva dos jurados é em relação à utilização de matéria-prima em excesso. “Não é por ser um material natural, renovável e certificado que se pode utilizá-lo de maneira excessiva. O uso racional deve ser condição básica para todo projeto de produto”, explica Ullmann.

A comissão julgadora do Prêmio Ecoleo inclui Marisa Simões, arquiteta e representante da ONG Amigos da Terra, organização que atua com políticas públicas com foco prioritário na região Amazônica; Fernando Jaeger, designer e empresário, proprietário da Fernando Jaeger Design, premiado no último concurso Planeta Casa, da Revista Casa Claudia; Marili Brandão, designer brasileira, com especialização Na Itália, é professora de Ecodesign e Sustentabilidade da FAESA no Espírito Santo e criadora dos projetos Brasil Faz Design, Design & Natureza, e + design – resíduo; Pedro Franco Santoro, arquiteto e designer, vencedor de uma edição anterior do Prêmio Brasil Faz Design, sócio da loja de decoração A Lot Of Concept Store; Roberto Goulart, arquiteto, é professor na Universidade Federal de Viçosa (MG). Está cursando doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU – USP).

Mais informações
www.designenatureza.com.br/premioecoleo.

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE REDE DESIGN BRASIL

No comments: