17.9.09

Manual de Identidade Visual: a engenharia das marcas


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A M Design, agência especializada em design de embalagem e identidade visual, assina manuais para grandes marcas de produtos e empresas.

A gestão de marcas tem como base a criação de imagens que traduzam a empresa, seus valores, produtos, os serviços e seus benefícios. Existem marcas mais valiosas do que o próprio patrimônio da empresa e certamente esse valor é resultado de uma somatória de investimentos em diferentes ferramentas do marketing, entre eles o design.

Muito se fala de arquitetura de marcas, de pilares estratégicos e de como são posicionadas para potencializar a comunicação de produtos e serviços, mas pouco tempo é dedicado a se pensar na engenharia dessas marcas, dos seus pilares estruturais e de sua viabilização técnica no uso cotidiano, de forma objetiva e didática. Demandas aparentemente simples como usar cores em degradê ou chapadas em determinadas aplicações acabam em problemas diversos de percepção e leitura.

No caso de embalagens, ainda hoje, tempo e dinheiro são investidos na criação com o foco na comunicação do produto e seus diferenciais, sem a devida atenção à estrutura da logomarca, que deve estar preparada tecnicamente para sair da embalagem diretamente para a comunicação no PDV, eventos, aplicações digitais ou ações promocionais, entre outros. Questões como legibilidade à distância e em diversos modos de impressão, materiais e limites de cores, devem ter respostas objetivas e padronizadas.

O desafio de transitar por diferentes aplicações, lugares, eventos e veículos de comunicação exige dos profissionais que gerenciam estas marcas normas para assegurar reproduções corretas com profissionalismo e criatividade. Um Manual de Identidade Visual é antes de tudo um facilitador, pois economiza o tempo de todos ao apontar soluções viáveis e coerentes para as aplicações da marca, evitando resultados discrepantes que não auxiliam na devida construção da imagem da marca. É também um registro de normas a partir das quais um executivo pode cobrar dos colaboradores e fornecedores o uso correto da marca que gerencia. Sem esse registro, é quase impossível haver um controle.

A médio e longo prazos, o uso sistemático do Manual de Identidade Visual garante a preservação da marca e de seus valores e atributos. O Manual deve ser prático, de fácil entendimento e disponível em rede, de modo a funcionar como um guia para todos os departamentos de uma empresa, desde promoções, eventos, vendas, comunicação e marketing até fornecedores externos, franqueados ou demais públicos complementares. Esse é o alicerce e o caminho para preservar o patrimônio das marcas.

A M Design, dirigida por Tadeu Matsumoto, conta com a coordenação do designer Renato Nishimura nos projetos de Identidade Visual e realiza trabalhos para empresas nacionais e multinacionais. Esses projetos incluem identidade de linhas de produtos, criação, redesenho e avaliação técnica de marcas corporativas e de produtos, alem de desenvolvimento de Manuais de Identidade Visual específicos para cada necessidade.

Na história da M Design, inúmeros manuais foram desenvolvidos para seus clientes, como Brasil Telecom (GSM), Sendas, Postos e Lojas Extra e, mais recentemente, o dos laboratórios ACHÉ, entre tantos outros.

Este último foi resultado de um amplo projeto de visibilidade concebido e executado pela M Design para as embalagens da marca Aché e sua divisão de genéricos Biosintética. Após um forte alinhamento visual das diferentes embalagens da empresa, criando uma única identidade visual para as linhas Genérica, Fitoterápica, Tarjados e MIP – Medicamentos Isentos de Prescrição -, a M Design desenvolveu um completo Manual de aplicação de marca e do layout das embalagens.

Quatro meses após a conclusão do projeto e início da utilização do Manual pela companhia, os resultados começam a aparecer: uma forte presença no PDV, maior reconhecimento e valorização da marca por parte do consumidor, e o alinhamento estratégico nas gerências de produto reafirmam a importância de um projeto como este.

Além disso, os benefícios nos processos internos de trabalho geram otimização de tempo e mais segurança nos procedimentos. Jane Melquíades, coordenadora de editoração gráfica do Aché, confirma: "O Manual de Identidade Visual, além de criar uma identidade para os produtos Aché e Biosintética, aumentando a visibilidade no ponto de venda, nos garantiu que todas as embalagens fossem feitas de forma padronizada. É como se fosse uma receita de bolo: o padrão é mantido independente de quem faça a arte final. Além disso, o tempo de produção de arte reduziu, já que cada elemento tem o seu lugar pré estabelecido.”

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