26.9.09

Exposição marca 90 anos de Gato Félix



Através de sua agente no Brasil, Creative Licensing, a Felix The Cat Productions vai realizar uma exposição para contar a história do personagem Gato Félix desde sua criação em 1919.

Com intuito de mostrar uma retrospectiva do personagem desde sua criação, a Creative Licensing em parceria com a Fnac, organizará uma exposição com 30 peças originais. Entre as peças que estarão disponíveis para apreciação do público estão: as primeiras histórias em quadrinhos, pinturas em telas a tinta óleo pintadas por Don Oriolo, antiguidades de merchandising e desenhos animados. A amostra terá início no próximo dia 28 de Setembro e ficará durante uma semana em exposição na Fnac Pinheiros em São Paulo.

Com índice de 95% de reconhecimento entre diversos públicos, o Gato Félix se destaca por sua irreverência, fantasia e pela forma fácil com que resolve as confusões em que se mete, ou seja, tem sempre o auxílio da sua maleta mágica. O personagem também é reconhecido como “o primeiro ator norte americano”, pois em 1928, foi à primeira imagem a ser transmitida para um aparelho de TV no mercado doméstico no mundo através da norte Americana, RCA Research Labs (Laboratório de pesquisa).

No Brasil, a primeira aparição de Felix foi em 1929 nas páginas da Gazeta Infantil ou Gazetinha, um suplemento do jornal Gazeta. O escritor brasileiro Monteiro Lobato também criou uma história chamada "O Gato Félix", onde um gato impostor, vai ao Sítio do Picapau Amarelo e se passa pelo personagem "Félix" dos desenhos animados, a história foi incluida mais tarde, como um capítulo do livro Reinações de Narizinho.

Algumas novidades com o personagem no Brasil estão previstas para o segundo semestre de 2010, uma delas é a exibição da série para TV que está sendo desenvolvida em Paris em animação 3 D (GCI – Computer Generated Images).

SERVIÇO:
Evento: Exposição - Gato Felix
Data: dia 28/09 a 04/10
Horário: das 10h00 às 22h00
Local: Fnac Pinheiros - (1° andar)
Av. Pedroso de Morais, 858 - Pinheiros
Tel: 11 3579 2000
Entrada franca
Censura Livre
Ar condicionado

Acesso para portadores de necessidades especiais
Estacionamento conveniado com manobrista

Site: www.fnac.com.br
Horário de funcionamento da loja: 10h00 às 22h00

Sobre a Creative Licensing:
CREATIVE LICENSING é uma agencia especializada em licenciamento de marcas e personagens. Criada por Walter Nogueira, um dos principais ícones do mercado brasileiro de licenciamento, a empresa atua a mais de 10 anos no segmento e é uma das principais agencias do país. Atualmente, o portfólio da empresa é diversificado, representando marcas de destaque nacional e internacional como Betty Boop, Naruto, Popeye entre outros.
Mais informações no site www.creativelicensing.com.br

Sobre o Gato Félix:
Felix foi o primeiro personagem importante surgido nos desenhos animados no mundo. Ele estreou em 1919, nove anos antes de Mickey Mouse, ainda na época do cinema mudo. Felix também foi o primeiro gato a estrelar num desenho animado e reinou absoluto na década de 1920.

Seu criador foi Otto Messmer um brilhante animador de New Jersey que trabalhava para o estúdio de animação de Pat Sullivan em New York. Durante décadas Messmer criou e desenhou animações, histórias em quadrinhos e ilustrações de Félix com seu estilo único e inigualável.

Apesar do nome do estúdio de Pat Sullivan assinar sempre todas as obras, sua autoria foi merecida mente reconhecida e divulgada mais tarde por Joe Oriolo, seu discípulo que acabou assumindo o personagem e perpetuando sua fama até os dias de hoje.

Felix foi um percussor do surrealismo, um personagem de vanguarda na animação. Suas aventuras misturavam inocência, alucinação, realismo e psicodelismo.

Mais informações no site www.felixthecat.com

No comments: