24.9.09

Talento de Romero Britto a serviço dos pacientes de linfoma


As cores vivas da Pop Art de Romero Britto darão uma vibração especial à campanha Linfoma é Câncer. Informação é Vida da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE). A obra do artista será estampada em uma mão gigante – símbolo da campanha – que estará exposta no vão livre do MASP, em São Paulo, durante mobilização no próximo dia 28 de outubro. A iniciativa pretende enfatizar a dificuldade enfrentada pelos pacientes com linfoma para conseguir os tratamentos mais modernos e eficientes na rede pública. No dia 28, o público poderá assinar o Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento, que será entregue ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

A incidência do linfoma no País cresceu nas últimas duas décadas, de 4 a 5% ao ano. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2009, deverão ser registrados 11.970 casos da doença. O manifesto pede, à Agência Nacional de Saúde (ANS), a atualização da cobertura mínima obrigatória de procedimentos para tratamento de doenças onco-hematológicas, que serve de referência para os atendimentos dos planos privados de saúde. Entre as mudanças solicitadas estão as inclusões do exame Pet Scan oncológico (tomografia por emissão de pósitrons) e do transplante de medula óssea alogênico (feito a partir de células de doadores).

Além disso, entre os pedidos do Manifesto estão o crescimento no número de leitos hospitalares para Transplante de Medula Óssea, de maneira que não seja mais necessário ao paciente aguardar quando já tiver um doador compatível identificado e a atualização da verba repassada pelo Governo aos hospitais para realização de procedimentos complexos (APAC), muito defasada em relação ao custo que representa ao centro de tratamento. O Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento pode ser acessado pelo site (www.linfoma.org.br).

A iniciativa terá ainda outra mobilização no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, no próximo dia 30 de setembro. Além disso, serão realizadas ações em universidades de Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Artista
Nascido no estado de Pernambuco, Romero Britto tem seu trabalho reconhecido em todo o mundo. Geralmente usa textura gráfica em obras que tratam de assuntos importantes para o dia-a-dia. Suas obras, na maioria das vezes, não são exatamente iguais à realidade, pois apresentam linhas, pontos, divisões e fragmentos de sua assinatura.

ABRALE
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia é uma Organização Não-Governamental (ONG), sem fins lucrativos. Sua missão é divulgar informações e oferecer suporte a pacientes com doenças onco-hematológicas (linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia), mobilizando parceiros para que o melhor tratamento esteja disponível no Brasil. A associação oferece atendimentos psicológico e jurídico, além de programas educacionais gratuitamente. Informações podem ser obtidas no site www.abrale.org.br ou pelo telefone 0800 773 99 73.

No comments: