13.11.09

Alunos da MAUÁ recebem menção honrosa no 4ª Prêmio Tok & Stok de Design Universitário Instituição foi a única premiada no Estado de São Paulo

Criatividade e originalidade. Estas são as palavras que definem os projetos finalistas do 4º Prêmio Tok & Stok de Design Universitário, cuja cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (10), no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Com o tema “Descansar”, o concurso buscou estimular estudantes de cursos de Design de todo o país a projetar e desenvolver um produto com o “DNA” da Tok & Stok. E, mais uma vez, a qualidade do curso de Design do Produto do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, mereceu destaque. Dois alunos da instituição, Isabela Gyurkovicz Santini e Murilo Gonçalves Gomes, ambos da 3ª série, receberam menções honrosas pela originalidade de suas criações. A Mauá foi a única instituição de ensino do Estado de São Paulo a ser premiada na edição 2009 do concurso, um reconhecimento ao curso da instituição que irá formar sua primeira turma somente em 2010.

No total foram 368 trabalhos inscritos, de 92 universidades de diferentes estados do Brasil, dos quais apenas 53 projetos foram selecionados para a fase final da premiação. Conduzida pelo humorista Rafael Cortez, a cerimônia de entrega premiou sete produtos desenvolvidos, sendo três referentes aos melhores trabalhos e quatro menções honrosas pela criatividade. Segundo a coordenadora do curso de Design do Produto da Mauá e orientadora dos projetos, professora Cláudia Facca, todos os alunos que participaram do concurso trabalharam muito para estar entre os finalistas e, ter cinco deles classificados entre os finalistas, é um prestígio para a Mauá. “Para a instituição, ter o talento de seus alunos destacado em concursos como esse, significa reconhecer o trabalho desenvolvido pela equipe de professores e confirma a qualidade do ensino oferecido. Para os alunos, é ótima oportunidade de projeção para o mercado de trabalho”, assinala.

A estudante Isabela Gyurkovicz Santini recebeu uma menção honrosa pela sua prática e divertida Sunbag. Feita em tecido e EVA, a peça é uma esteira de praia no formato de um chinelo. A grande inovação: quando fechada, a esteira se transforma em uma prática mochila, que pode ser facilmente carregada. Murilo Gonçalves Gomes, o outro aluno da Mauá, também recebeu uma menção honrosa pelo desenvolvimento do curioso projeto Leva. Trata-se de um objeto estruturado, feito de papelão e revestido com lona, que pode ser utilizado como bolsa ou mochila, mas também serve como um cômodo banco para descanso.

Além dos alunos da Mauá, também receberam menções honrosas Luísa Jannuzzi Fonseca, da Universidade de Brasília (UNB), pelo desenvolvimento da Poltrona Meinrola, e Rafael Von Rondon Gomes, da Universidade do Estado de Minas Gerais, pelo projeto Banco Teddy. Os premiados foram: Tâmara Barbian, estudante da Feevale – RS, que obteve o primeiro lugar do concurso, com o produto Circo dos sonhos; em segundo lugar, Bruno Pagnoncelli, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com projeto Móvel Molécula; em terceiro lugar, Luiz Carlos Bittencourt Junior, da Univille – SC, com o produto Baião.

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está instalado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

No comments: