13.11.09

Fulvio Pennacchi é tema de livro biográfico e exposição em São Paulo



O artista italiano Fulvio Pennacchi escreveu seu nome como um dos mais plurais das artes brasileiras e é considerado um dos grandes nomes da arte paulista do século XX. Para celebrar os seus 100 anos de nascimento e 80 anos de sua chegada ao Brasil, o Museu a Céu Aberto está lançando o livro “Seu Tempo, Seu Percurso” e uma exposição com obras do artista, no próximo dia 23 de novembro (segunda-feira), na Galeria James Lisboa, em São Paulo.

A publicação, ricamente ilustrada com mais de 260 páginas, foi escrita pelo apreciador e estudioso das artes, Valério Pennacchi. Além do parentesco e, principalmente, por ter convivido com o artista, o autor recupera a trajetória desse imigrante, falecido em 1992, que chegou ao Brasil no final dos anos 20, fugindo da burocracia fascista na cidade italiana de Lucca e já formado em pintura mural no “Reale Istituto d’Arte Augusto Passaglia”.


O livro de caráter monográfico aborda passagens significativas da vida e da obra de Pennacchi, como sócio de açougues com os irmãos, sócio de uma empresa de cartazes publicitários e professor no Colégio Dante Alighieri – quando conheceria Filomena Matarazzo, sua esposa, depois de dar aulas a sua irmã caçula – até surgirem as primeiras oportunidades de pintar afrescos, técnica que dominava como poucos.

Mostra, ainda, sua experiência como pintor do Grupo do Santa Helena, em São Paulo. Sua atuação como arquiteto, produtor de afrescos, ilustrador e ceramista, além de ser desenhista de móveis. Desde o início de sua carreira optou pelo figurativo, aprofundando seu trabalho nas temáticas populares do País e fundindo-as com elementos da tradicional pintura italiana.

EXPOSIÇÃO
Simultaneamente, acontece a exposição Fulvio Pennachi com mais de 50 obras em guache, óleo, acrílico, pinturas, desenhos e esculturas com acabamento cerâmico. Ela será dividida por décadas e terá como foco a visão do artista, de cada uma daquelas fases e de seu tempo. A mostra transforma-se, assim, num roteiro de vida representado por objetos artísticos que fizeram parte do seu cotidiano muito rico.

Numa segunda etapa, a exposição deverá ser ampliada e seguir itinerante pela Itália, como forma de resgatar e dar visibilidade à sua contribuição artística e difundir o seu legado, que exprime o desejo de integrar o passado europeu e sua vida no Brasil, os prazeres pela vida simples e honesta, como o trabalho, a amizade e a família, presentes tanto no ambiente bucólico dos campos como no das cidades.

Já o livro ganhará uma versão em italiano. O lançamento da obra e a exposição são uma iniciativa do Museu a Céu Aberto, com apoio institucional do Ministério da Cultura do Brasil e patrocínio do Grupo Comolatti.

Sobre o artista
Fulvio Pennacchi nasceu em Villa Collemandina (Lucca), Itália, em 1905. Formou-se em pintura pela “Real Academia de Arte Augusto Passaglia”. De 1924-1929, o artista executou os primeiros murais a tempera na Itália e revisitou a obra de Ottone Rosai, Sironi – que já era um dos pilares da cultura italiana do “Novecento” – e Carrà. Na década de 30, recebeu duas vezes a Grande Medalha de Prata, no Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e no Salão de Belas Artes de São Paulo. Em 1938-1939 iniciou a pintura de murais a óleo que rapidamente evoluíram para os murais afresco. Até 1959, dedicou-se àquele tipo de trabalho, concebeu o projeto arquitet& ocir c;nico e todos os afrescos que compõe a decoração interna da Igreja Nª.Sª. da Paz, fundamental para a integração harmônica entre a arquitetura e a pintura.

Outros afrescos são representados pelo conjunto do Hotel Toriba, pelos da Catedral e Palácio Episcopal de Uruguaiana, dezenas de outros espalhados pelas residências e prédios comerciais em São Paulo, Santa Rita do Passa Quatro, Ribeirão Pires, Mauá; além de suas duas residências em Santo Amaro e no Jardim Europa, das quais também executou todo o projeto arquitetônico. Para aquela última residência, Pennacchi projetou todas as portas, janelas, móveis, louças, etc. chegando mesmo a decorar, com assuntos e cenas pertinentes, os azulejos da cozinha e banheiros.

Em 1952 recebeu a Medalha de Ouro no Salão Paulista de Arte Moderna; e, na mesma década, inicia os estudos e pesquisas relativas às argilas brasileiras e à cerâmica policromada. Em 1973, sua retrospectiva contemplando 40 anos de pintura, é organizada pelo Professor Pietro Maria Bardi, no MASP, em São Paulo.

O diuturno ritmo de trabalho continuou até 1987 quando comemorou o sexagésimo aniversario de sua produção artística. Os anos subseqüentes foram marcados por uma série de enfermidades que reduziram sua produção e que posteriormente causaram sua morte, em outubro de 1992.

Serviço: Lançamento do livro Livro “Seu Tempo, Seu Percurso” e Exposição Fulvio Pennacchi
Dia: 23 de novembro de 2009, das 19 às 22 horas (só para convidados)
Livro “Seu Tempo, Seu Percurso”
Autoria: Valério Pennacchi
Número de Páginas: 260
Iniciativa: Museu a Céu Aberto
Apoio Institucional do Ministério da Cultura do Brasil
Patrocínio: Grupo Comolatti

Exposição – de 24 de novembro a 10 de dezembro (aberta ao público)
Curadoria: Valério Pennacchi
De Segunda a sexta, das 10 às 19 horas. Sábados das 10 às 14 horas.
Local – Escritório de Arte Galeria James Lisboa
Rua Dr. Melo Alves, 397, Cerqueira César, São Paulo.
Informações: 3081- 6581 ou 3061-3155.
Entrada gratuita.

No comments: