13.11.09

Clever Pack inicia suas operações com foco em embalagens inovadoras

Acaba de chegar ao mercado a Clever Pack, que traz um pacote completo de soluções em fechamentos de embalagens plásticas. A empresa começa a oferecer ao mercado sistemas inovadores, que vem desenvolvendo há dois anos, com foco em três segmentos de mercado pouco explorados no Brasil: tampas à prova de criança, que evitam a intoxicação pela ingestão indevida de medicamentos e produtos de limpeza, por exemplo; lacres incorporados à própria tampa, que impedem a adulteração de produtos e a pirataria; tampas com travas, que impossibilitem, por exemplo, que uma embalagem se abra por acidente dentro da bolsa.

Dados como os divulgados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas – Sinitox, da Fiocruz, referentes a 2007, mostram que os principais agentes de intoxicação em crianças menores de cinco anos no país são medicamentos (36,1%), seguidos por artigos de higiene e desinfecção (21,6%). Ou seja, 57,7% dessas crianças de intoxicaram porque conseguiram abrir uma embalagem de medicamento ou produto de limpeza. “Queremos dar a nossa contribuição para reduzir números assustadores como esse”, conta Claudio Patrick, idealizador da Clever Pack. Ele explica que a ideia de montar a empresa veio da observação de pesquisas como essas e da constatação de falhas e falta de segurança nas embalagens oferecidas no mercado. Para ele, os mercados mais demandantes dessas soluções são o farmacêutico, o de produtos de higiene e limpeza e o de agrotóxicos.

Claudio Patrick acredita que o raro uso deste tipo de tampa no Brasil se dá em função da falta de legislação no setor. Além disso, as empresas ainda não adotariam espontaneamente este tipo de fechamento porque as soluções disponíveis no mercado mundial possuem um custo alto, o que acabaria impactando no preço final do produto para o consumidor. “Cientes disso, trabalhamos com base no pilar das embalagens seguras, sustentáveis, a preços acessíveis e com melhor usabilidade. Desde o momento da concepção de uma solução há a preocupação com esses fatores. Para exemplificar, a maioria das tampas à prova de criança na indústria farmacêutica usa duas peças acopladas. A Clever Pack já tem a patente de uma solução alternativa que usa uma peça apenas, com a mesma função. A eliminação de uma peça e da montagem torna a solução mais sustentável e econômica”, comenta.

A empresa tem soluções já prontas e patenteadas, mas também pode desenvolver projetos sob medida de acordo com as necessidades do cliente. Além disso, ela pode desenvolver o projeto só da tampa ou da embalagem como um todo. A Clever Pack se propõe a ser uma fábrica de patentes de embalagens diferenciadas, o que faz com que a própria empresa tenha uma concepção tão inovadora quando as soluções que apresenta.

Claudio Patrick é de uma família que está há 73 anos no ramo de produção de embalagens plásticas. Ele próprio construiu sua carreira na área e fez curso de dois anos de formação técnica em transformação de plástico na Alemanha. Essa expertise, com certeza, será fundamental para o sucesso dessa nova empreitada.


No comments: