Marcas, inovação e negócios foram os temas centrais do primeiro dia do Brazil Design Week, realizado na Fecomércio, em São Paulo. Fred Gelli, sócio e diretor de criação da agência Tátil Design, dirigiu um workshop e apresentou o conceito inovador do "Branding 3.0", que se refere a um reposicionamento das marcas em função do novo cenário social, ambiental, cultural e econômico do planeta.
Em relação ao papel do design no futuro, Gelli destacou a importância do designer em "desenhar a lógica de relacionamento entre o mercado e de apresentar não apenas produtos e serviços, mas também causas, convocando pessoas a pensarem juntas em uma determinada ação". Segundo ele, os profissionais de design no Brasil "possuem extrema criatividade para fazer muito com poucos recursos". No quesito sustentabilidade, o designer falou sobre a importância do design em ser fiel à essência do produto ou da marca.
Dentre as principais questões debatidas durante o workshop, que teve duração de 1h30min e contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre elas estudantes e profissionais de design e publicidade, estão: o papel do design no futuro; a relação do designer com a natureza; sustentabilidade; eco-inovação; criatividade dos profissionais brasileiros e idéia de compartilhamento. Para finalizar sua apresentação, Fred falou da necessidade de ousadia e inovação. Para o especialista, em 2050, 90% das empresas que serão responsáveis pelas grandes inovações ainda não existem. Ou seja, as inovações partem das empresas menores, que não têm nada a perder. O Brazil Design Week acontece até o dia 6 de novembro.
Desde a década de 80, quando foi fundada, a Tátil Design já trabalhava com base nos princípios da inovação. Este ano, a Tátil está completando 20 anos de sucesso no mercado e já garantiu indicações e premiações de peso. Só em 2009, a empresa garantiu o Leão de Bronze no Cannes Lions 2009 e o ouro no IDEA Brasil 2009 e é uma das agências indicadas ao Prêmio Caboré 2009 na categoria “serviços especializados”.
4.11.09
Fred Gelli discute inovação, papel do design e sustentabilidade no Brazil Design Week 2009
Postado por Paulo R. Lisboa às 6:43 AM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment