23.11.09

Funarte e Centro Cultural BNB realizam, em Brasília, mostra reunindo quatro artistas contemporâneos


A Funarte-Brasília e o Centro Cultural Banco do Nordeste realizam, em conjunto, a exposição coletiva “Rosa dos Ventos”, reunindo os artistas contemporâneos pernambucanos Amanda Melo, Jonathas de Andrade e Rodrigo Braga, e a cearense Waléria Américo, dentro do programa Arte em Fluxo.

Com curadoria de Bitu Cassundé, a exposição acontecerá na Galeria Fayga Ostrower, no Complexo Cultural da Funarte [Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural – lote 02 – fone: (61) 3322.2029], em Brasília, com abertura nesta quarta-feira, 25, às 19 horas. Gratuita ao público, a mostra ficará em cartaz até 22 de janeiro de 2010.



Rosa dos Ventos: fluxo, trânsito e deslocamento
A exposição Rosa dos Ventos observa como as questões de fluxo, trânsito e deslocamento se localizam na “geografia poética” dos artistas Amanda Melo, Jonathas de Andrade, Rodrigo Braga e Waléria Américo. Rosa dos Ventos é um instrumento de orientação que se baseia nas quatro direções principais (N, S, L, O) e suas intermediárias. Corresponde à volta completa do horizonte e surge da necessidade de se indicar uma direção.

A partir da apropriação do termo geográfico “Rosa dos Ventos”, a exposição localiza o seu eixo, refletindo acerca das direções e horizontes tomados pelas poéticas dos artistas da mostra, nas quais o desejo, a solidão, a política e a paisagem se alimentam de um corpo que transita pela diversidade de mundos.

Rodrigo Braga apresenta um recorte da série Desejo Eremita – bolsa Funarte 2009, da sua experiência/residência numa cidade do interior do estado de Pernambuco chamada Solidão. A série de fotografia é resultado da vivência do artista no embate entre a natureza, a paisagem, o corpo e a experiência eremita da solidão.


Jonathas Andrade, com o Documento Latinamerica: Condução à Deriva – também bolsa Funarte 2009, desbrava fronteiras e paisagens pela América do Sul, percursos de um corpo político que registra fragmentos de memórias e afetos.

Amanda Melo elabora uma série de desenhos – Sal é Mar – a partir do mar, que se torna espaço de instabilidade para a paisagem registrada, num processo de pesquisa que demandou um longo percurso pelo litoral brasileiro.

Waléria Américo desenvolve uma investigação em que o corpo, a paisagem e a cidade são elementos propositivos para sua poética. Plano de fuga nº 1 é resultado de uma performance voltada à paisagem, na qual a artista fica suspensa com pernas-de-pau gigantes.

Arte em Fluxo
O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) vem desde 2008 ampliando seus limites geográficos na realização de exposições de artes visuais no programa Arte em Fluxo.

O programa é composto por blocos de exposições com artistas contemporâneos, principalmente aqueles que participaram de mostras em suas sedes desde 1998. As exposições envolvem não só artistas cearenses, mas de outros estados brasileiros, possibilitando assim diálogos entre produção artística, instituições e público.

Agora, o CCBNB em parceria com a Funarte-Brasília dá continuidade ao programa Arte em Fluxo, com a exposição Rosa dos Ventos, com curadoria de Bitu Cassundé, reunindo quatro artistas brasileiros contemporâneos (Amanda Melo, Jonathas de Andrade, Rodrigo Braga e Waléria Américo), sendo que dois deles (Waléria Américo e Rodrigo Braga) já realizaram exposição no CCBNB-Fortaleza.

No comments: