23.11.09

Projetos vencedores do Prêmio Sebrae Minas Design já estão sendo produzidos Inscrições para segunda edição do prêmio estão abertas até 31 de março de

Vencedores do I Prêmio Sebrae Minas Design estão negociando a produção em série de seus trabalhos, criados para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais. O trabalho vencedor na categoria profissional, o banco “Ianomâmi”, móvel étnico inspirado nas pinturas faciais dos índios, já está sendo vendido em São Paulo.

Criado pelos profissionais paraibanos Anny Isabelle de Araújo Ramalho e Sérgio Matos, da Paraíba, o banco Ianomâmi é feito de aço, madeira compensada laminada com madeira natural, vime e couro. De fácil confecção, é totalmente desmontável e pode ser empilhado facilmente.O banco já é vendido na “Amazônia Fibras Naturais”, loja em São Paulo especializada na comercialização de produtos ecologicamente corretos. “A partir do recebimento do prêmio, ganhamos visibilidade e passamos a prestar consultorias e realizar palestras para diversas empresas e associações, da Paraíba, afirma o designer Sérgio Matos.


Os mais de 120 trabalhadores no I Prêmio Sebrae Minas Design foram criados para setores estratégicos em várias cidades mineiras: aço inox, na região Timóteo; bucha vegetal, em Bonfim; móveis, em Ubá; pedra-sabão, em Ouro Preto; alumínio e ferro, em Cláudio, Divinópolis e Itaúna; e resíduos, em todo o Estado.

Para os vencedores nas categorias Profissional e Estudante, o Prêmio foi fundamental para o desenvolvimento profissional, com ótima evolução de seus projetos e de suas carreiras.

Luminária Bucha
Os designers Marcelo Lima e Bernardo Senna, do Rio de Janeiro, venceram o Prêmio SEBRAE Minas Design na categoria profissional com o projeto do Bucha Vegetal. Trata se de uma luminária, elaborada com bucha vegetal, produto de origem vegetal de fonte renovável, inteiramente biodegradável, de fácil cultivo e extração, uma alternativa às luminárias comuns, geralmente feitas de plástico e vidro. O desenho de suas fibras sugere a formação de um véu translúcido e suas generosas dimensões tornam o produto atraente.
Atualmente, a Luminária Bucha está em fase final de negociação para que seja comercializada pela loja carioca “Novo Desenho”. Além disso, o Prêmio permitiu aos designers contato com diversas empresas do segmento e tem ajudado muito na divulgação dos trabalhos dos profissionais. “Nos surpreendemos, afinal, a idéia inicial do projeto era para que produtores do material, conseguissem produzir as luminárias e com isso, aumentar sua diversidade de produtos”, explica o artista Marcelo Lima.

Linha Expedição
Já os mineiros Edson da Silva Xavier e Wadson Gomes Amorim, também vencedores do Prêmio SEBRAE Minas Design, inauguram em 2010 um projeto social.

A partir da análise das demandas e potencialidades da cidade de Coronel Murta (MG), situada no Vale do Jequitinhonha, foi desenvolvida uma linha de anéis, cuja principal referência é a iconografia local e a abundante oferta de matérias-primas consideradas resíduos ou de baixo valor comercial. A linha Expedição rememora as tradicionais cerâmicas da região por meio da aplicação de pinturas gestuais, além de se inspirar na etimologia da palavra Jequitinhonha (jequi: balaio, armadilha; onha: peixe) para a criação das formas.

Por meio de uma parceria com o Centro Minas Design, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Governo do Estado, moradores locais serão treinados para operar equipamentos de lapidação e produzir as jóias apresentadas no Prêmio Minas Design. “Já produzimos 30 lotes de teste para adequação e agora treinaremos os profissionais para iniciar a produção em 2010. As primeiras peças serão vendidas no comércio da região. Na sequência, ampliaremos os mostruários e partiremos para as grandes capitais”, diz o design Edson Silva Xavier.

Nova edição do Prêmio
Estão abertas até 31 de março de 2010 as inscrições para o II Prêmio Sebrae Minas Design, que vai premiar a criação de objetos originais, funcionais e que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais. Podem participar profissionais e estudantes de todo o País. Os trabalhos devem contemplar os setores de ardósia, calçados, eletroeletrônico e móveis, pólos industriais de Minas Gerais. Também serão premiados trabalhos que usem resíduos não usados por essas indústrias e também pela construção civil. Os seis vencedores em cada categoria – profissional e estudante – participarão de missão técnica internacional a um centro de referência em design da Europa. As pré-inscrições podem ser feitas no site www.sebraemg.com.br/premiodesign.

No comments: