23.11.09

Obras de Rossini Perez estão em exposição na Caixa Cultural SP


Desenhos, Matrizes e Gravuras – acervo Museu Nacional de Belas Artes chega a São Paulo no fim deste mês de novembro, com coquetel de lançamento para convidados no próximo sábado, dia 28. A iniciativa apresenta 89 obras deste grande artista brasileiro.

Os visitantes poderão atestar por que Rossini Perez é considerado um verdadeiro mestre na arte da gravura, contemplando trabalhos nas técnicas da xilogravura, linóleo, serigrafia, gravura em metal e algumas litografias inéditas. Todas com traços, cores e texturas impressionantes e predominantemente abstratas.

Com curadoria de Laura Abreu, além de mostrar obras importantes da carreira de Rossini criadas desde a década de1950, a exposição exibe também objetos que influenciaram o seu trabalho.

Rossini Perez - Natural de Macaíba, no Rio Grande do Norte, Rossini se mudou para o Rio de Janeiro em 1943 e nesta cidade teve seu trabalho consagrado e ganhou notoriedade artística. Sua formação começou na década de 50, em cursos livres de pintura, desenho e gravura com nomes consagrados, entre os quais se destaca Iberê Camargo.

Quando, em 1958, a Sociedade Os Amigos da Gravura realiza a primeira grande tiragem de sua obra "Morro", a carreira de Rossini começa a deslanchar, chegando inclusive a ganhar o público e crítica internacional.

Além de ter morado na Europa e aperfeiçoado sua técnica no continente, o artista participou de mais de onze bienais internacionais, incluindo a de Veneza, viajou o mundo com mostras individuais e coletivas e lecionou em escolas de artes. No Brasil, destaca-se o período em que deu aulas no Ateliê de Gravura do MAM/RJ.

Ele também implantou as oficinas de gravura em metal do Instituto Brasil-Bolívia de La Paz (Bolívia), do Instituto de Artes de Dakar (Senegal) e do Centro de Criatividade da Fundação Cultural do Distrito Federal.

SERVIÇO:
Exposição: Rossini Perez- desenhos, matrizes e gravuras
Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro - São Paulo (SP) - Galeria Neuter Michelon
Datas: de 28/11/2009 a 17/01/2010
Período de visitação: 9h00 às 21h00 – terça-feira a domingo.
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Informações: (11) 3321-4400
Realização: Aori Produções Culturais
Assessoria de Imprensa: Baobá Comunicação – (11) 3482-2510
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

No comments: