10.12.09

Faculdade Santa Marcelina abre inscrições para o Mestrado em Artes Visuais

A FASM, Faculdade Santa Marcelina, anuncia a abertura do processo de seleção para o Mestrado em Artes Visuais. Reconhecido pela Capes, o curso é voltado a artistas e interessados na investigação em arte contemporânea. Para inscrever-se, é preciso comparecer, até 29 de janeiro, à Secretaria Setorial da Pós-Graduação da Faculdade Santa Marcelina. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.

Focado na produção artística contemporânea, aliada à reflexão histórica e crítica e na valorização da diversidade cultural, nacional e internacional, o curso tem como um de seus objetivos incentivar a produção pratica, teórica e crítica em artes visuais, proporcionando a atuação dos alunos em museus, galerias, exposições e ações de inserção artística dentro do campo da cultura.
São duas as linhas de pesquisa oferecidas: História Crítica e Pensamento Curatorial, e Pesquisa em Arte e Práticas Experimentais. Na primeira, a partir dos campos disciplinares da educação, história, crítica e curadoria, a linha de pesquisa propõe estudos que enfoquem aspectos e relações entre os processos de produção, circulação e apresentação das manifestações artísticas contemporâneas. Contempla projetos de natureza teórica e artística.

Já a linha Pesquisa em Arte e Práticas Experimentais, a partir da experiência e prática de artistas atuantes, propõe o desenvolvimento de investigações de natureza artística no campo estético e urbano, acompanhado de uma reflexão sistematizada sobre seus aspectos processuais. Contempla projetos de natureza teórica e artística.

O processo seletivo conta com quatro etapas: análise do projeto de pesquisa; prova escrita, prova de leitura e interpretação de texto em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol ou italiano) e encontro presencial, no qual será analisada a proposta de pesquisa e o Curriculo Lattes do candidato, bem como apresentação do portfólio com fichas técnicas dos trabalhos documentados.

A divulgação dos resultados finais acontece no dia 22 de fevereiro de 2010. O período de matricula será nos dias 1 e 2 de março e as aulas terão início dia 8 de março de 2010. O edital com a bibliografia, o calendário do processo seletivo, disciplinas oferecidas e a equipe docente estão disponíveis no site da faculdade: www.fasm.edu.br. Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (11) 3824-5808 ou pelo e-mail pos-graduacao@fasm.edu.br.

Serviço
Processo seletivo para o Mestrado em Artes Visuais da FASM
- Inscrições – até 29 de janeiro de 2010
- Prova escrita – 8 de fevereiro de 2010 (das 14 às 17h30)
- Prova de Língua Estrangeira – 9 de fevereiro de 2010 (das 9h30 às 13 h)
- Encontro presencial 10,11 e 12 de fevereiro de 2010
- Resultado final: 22 de fevereiro de 2010
- Matrículas : 1 e 2 de março de 2010
- Início das aulas : 8 de março de 2010
- Informações: www.fasm.edu.br ; (11) 3824-5808
ou pelo e-mail pos-graduacao@fasm.edu.br

Endereço FASM/Unidade Perdizes:
R. Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes – São Paulo

No comments: