2.12.09

FutureBrand apresenta o case Taeq para estudantes da Escola Superior de Propaganda e Marketing

O sócio-diretor da consultoria em branding FutureBrand, Hélio Mariz de Carvalho, apresentará o case da marca Taeq para alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e convidados do XX Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, amanhã, quinta-feira, 3 de dezembro, às 12h, no Auditório Renato Castelo Branco – ESPM.

Taeq, marca do Grupo Pão de Açúcar ligada a conceitos de bem-estar e saúde, será premiada pelo festival na categoria “Conjunto de Embalagens do Ano”. Suas linhas têm cerca de 700 produtos nos pilares Beleza, Orgânico, Casa e Esporte e são comercializadas nas quatro bandeiras do grupo (Compre Bem, Sendas, Extra e Pão de Açúcar). A marca vem sendo trabalhada pela FutureBrand desde 2006. Para Mariz de Carvalho, esta será uma oportunidade importante para compartilhar com o público especializado detalhes da realização desse trabalho que já recebeu outros prêmios, como o EmbalagemMarca de 2008 (com Taeq Beleza). A apresentação ganha maior relevância considerando a contribuição que a FutureBrand pretende dar à formação dos estudantes e para a melhor compreensão da atividade de branding.

Além do prêmio pela marca Taeq, a FutureBrand será também premiada como Empresa de Embalagem do Ano e por outros trabalhos desenvolvidos no exercício de 2008:

- Embalagens Ovos de Páscoa Retro Nestlé (Prata)
- Embalagem Nescau Nestlé 2.0 (Ouro)
- Marca Kinea Itaú (Prata);
- Arquitetura de Marca Entel (Prata e Bronze)
- Identidade Visual Grupo Pão de Açúcar (Prata)
- Manual de Identidade Visual Chevrolet/General Motors (Bronze)
- Grupo RBS (Prata)

O CASE TAEQ
A FutureBrand foi contratada pelo Grupo Pão de Açúcar em 2006 para criar e posicionar uma nova marca de produtos ligada a conceitos de saúde e bem-estar. O desafio da consultoria foi apresentar uma marca que acolhesse produtos de diversas categorias e que se distanciasse da imagem muitas vezes negativa das marcas próprias.

A consultoria desenvolveu as identidades verbal e visual de Taeq, definiu os seus pilares e criou a identidade visual da marca e o design das embalagens.
O nome Taeq foi criado a partir das palavras orientais “tao” (caminho e equilíbrio) e “eki”, (energia vital), relacionadas a valores de bem-estar e qualidade de vida, além de remeter à expressão “está equilibrado”.

Traços suaves e ondulantes do logotipo, fundo da logomarca com cores diferentes em cada um dos cinco pilares e desenho do nome em ‘caixa baixa’ foram pensados para diminuir as barreiras entre a marca e o público, gerando proximidade e facilitando a assimilação de produtos novos pelos consumidores.

Todas as embalagens têm fundo branco, logo centralizado e envolto em imagens que remetem aos produtos e a suas qualidades. Os textos das caixas relacionam os produtos ao bem-estar e qualidade de vida e contam a história da marca de forma envolvente. A decisão por esse modelo inovador de embalagens quebrou paradigmas e foi suportada pelo banco de tendências da FutureBrand, que indicava a originalidade como característica fundamental para a diferenciação de uma marca nos pontos-de-venda.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há sete anos no 1 país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata.

A consultoria trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal. Busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam ovalor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, O Boticário, Brookfield, Comgás, Garoto, Grupo Ibmec, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, Cielo, Votorantim e Whirlpool. Alguns exemplos de trabalhos com marcas conhecidas são a proposta de valor e a nova logomarca da rede Pão de Açúcar, a arquitetura de marcas do Grupo Ibmec Educacional, a criação de Taeq (Grupo Pão de Açúcar) e Sollys (Nestlé).

A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

SERVIÇO
XX Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design
Data: 03/11
Horário: das 9h às 15h45
Apresentação do Case Taeq: das 12h às 12h45
Local: Auditório Renato castelo Branco – ESPM. Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, São Paulo.

No comments: