2.12.09

iF Product Design Awards 2010

A edição 2010 do iF Product Design Awards, principal prêmio europeu de design, consagrou importantes marcas brasileiras. O Brasil foi premiado nas categorias: casa/cozinha, design público, medicina/saúde, iluminação, lazer/estilo de vida e transportes.

Dos brasileiros premiados, 62,5% são de empresas de grande porte, entre elas a Electrolux, pela linha Infinity de refrigeradores, que leva em conta questões como comodidade, tecnologia e preocupação com a higiene.


Já a Nike do Brasil, por meio do trabalho realizado pela Art Office Design, conquistou o selo iF pelo projeto de interação com o público jovem. Outra marca mundialmente conhecida, a Penalty, consagrou a Bola 8, a primeira bola do mundo com oito gomos, que apresenta menos resistência ao ar, o que garante melhor performance. A Condor levou o prêmio pela escova Plus, criada pela Inove Branding + Design, seu design levou em consideração o uso de menor quantidade de plástico do que a escova anterior.

Os outros premiados foram a bengala Erlanger, que pretende ser considerada um acessório de uso pessoal; o anel Reflexo, criado pelo designer Adalberto Antonio de Amorim em prata com bola em ouro amarelo e três tipos de acabamento: polido, acetinado e fresado; e o ônibus da Busscar Panorâmico DD, modelo que atende ao mercado de transporte de passageiros nos segmentos de turismo de alto padrão e linha rodoviária de média/longa distância. O exterior foi renovado com uma grande área envidraçada e retrovisores recuados. No interior, o projeto da cabine do motorista e o painel de instrumentos proporcionam espaço, conforto e ergonomia. Fechando a lista de premiados brasileiros, o designer Fernando Prado, da Lumini, teve seu trabalho reconhecido pelo iF pela sexta vez. O destaque deste ano foi a luminária de piso Lift com apoio para parede possui haste em aço inox escovado e cúpula com acabamento em madeira.

DEBRAZIL
Os produtos premiados participaram do iF por intermédio do programa Design Excellence Brazil (DEBrazil), uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), coordenado pelo Centro de Design Paraná. O programa tem promovido a marca Brasil no exterior e atraído a atenção do mundo para a excelência do design nacional. Este ano, o DEBrazil recebeu 361 inscritos, dos quais 80 foram selecionados para o iF. A região de destaque foi a Sudeste com 208 inscrições, seguida do Sul, com 134. Em relação ao porte das empresas, o maior número foi de micro-empresas, com 194 inscritos.

A cerimônia de premiação será realizada durante a abertura da feira de tecnologia CeBIT, em Hannover, na Alemanha, no dia 2 de março de 2010.

Também nessa data, será lançado o Yearbook, com informações sobre todos os premiados, e publicada a mostra online dos produtos no site www.ifdesign.de. Para saber mais sobre o DEBrazil visite www.designbrasil.org.br/debrazil.

Produtos brasileiros premiados no iF Product Design Awards 2010

Linha Infinity
O design da linha Infinity foi elaborado para oferecer inúmeras possibilidades de organização interna de seus refrigeradores. Para isso, foram desenvolvidas, além de prateleiras retráteis, compartimentos móveis e com alças para serem levados à mesa. Os refrigeradores contam com um exclusivo painel de controle para o Ice Maker, que produz gelo automaticamente, e para o Espaço Express, desenvolvido para gelar mais rapidamente bebidas e alimentos. Outro ponto marcante do projeto foi a preocupação com a higiene com o desenvolvimento de um dispenser de água giratório que fica protegido quando não está em uso.

Empresa: Electrolux Industrial Design Center Latin America - Curitiba, PR
Design: Electrolux do Brasil - Curitiba, PR

Nike Holiday
Neste projeto, buscou-se a interatividade por meio da interferência do consumidor, que coloriu adesivos nas estruturas dispostas nas vitrines.

Essa ideia de interatividade fez com que o público, formado por jovens de 17 a 24 anos, pudesse customizar a campanha por meio de canetinhas coloridas. O sucesso de interação do público quando a campanha foi instalada gerou grande repercussão, sendo preciso, em alguns casos, fazer uma nova impressão dos painéis para reposição.

Empresa: Nike do Brasil – Barueri - SP
Design: Art Office Design – Alexandre Magno - Curitiba - PR

Escova Plus
O conceito e a criação do design em curvas da escova foram inspirados em folhas. Foram levados em consideração aspectos como a contribuição ao meio ambiente, com uso de menor quantidade de plástico do que a escova anterior (devido ao seu formato) e o design propriamente dito.

Empresa: Condor S/A - São Bento do Sul - SC
Design: Inove Branding + Design - Curitiba - PR

Lift
Luminária de piso com apoio para parede. Possui haste em aço inox escovado e cúpula com acabamento em madeira. Seu sistema de funcionamento permite que a cúpula seja movimentada para cima ou para baixo, deslizando pela haste de fixação conforme o efeito e posição de luz desejados. Pode ser usada em alturas diferentes, para iluminação geral e difusa ou direcionada para leitura. Possui difusores translúcidos para controle de ofuscamento. Lâmpada incandescente leitosa 100W.

Empresa: Lumini - São Paulo - SP
Design: Lumini - Fernando Prado - São Paulo - SP

Penalty Bola 8
É a primeira bola do mundo com oito gomos. Isso significa menos junções e áreas de atrito. A bola fica menos resistente ao ar. Essas qualidades fazem com que a Penalty Bola 8 tenha uma excelente performance com melhor balanceamento, mantendo a sua trajetória. A Bola 8 tem absorção de 0% de água garantida pela tecnologia Termotec (termo fusão). Mantém a parte interna da bola completamente seca e conserva o mesmo peso sob chuva intensa. Tem o composto da superfície extremamente elástico, utilizando substrato de PU.

Empresa: Cambuci S/A – Penalty - São Roque - SP
Design: Cambuci S/A – Penalty - São Roque - SP

Bengala Erlanger
A Erlanger é uma begala sem a imagem de equipamento médico-geriátrico, podendo ser considerada um acessório de uso pessoal. Projetada para dar um simples apoio ao caminhar, ela oferece boa pega e possui borracha antiderrapante na ponta. É produzida em duas opções de altura, para perfeita adequação ao usuário, em madeira certificada ou de reaproveitamento.

Empresa: Mendes-Hirth - Barueri - SP
Design: Mendes-Hirth - Fernando Mendes e Roberto Hirth

Anel reflexo
Anel em prata com bola em ouro amarelo, 30 mm de diâmetro, redondo, conceito de óptica geométrica, trabalhando com o reflexo da bola de ouro na cuba polida de prata, dando a impressão de uma superfície bem maior de ouro no anel, uma reflexão interna total. O anel é trabalhado com três tipos de acabamento: polido, acetinado e fresado. É banhado de ródio, com cúpula sem banho. A bola de ouro é soldada a laser, dando à peça uma estrutura contemporânea.

Empresa: Aamorim - Rio de Janeiro - RJ
Design: AAmorim - Adalberto Antonio de Amorim - Rio de Janeiro - RJ

Panorâmico DD
Imponência, conforto e segurança são conceitos aplicados no redesign deste veículo. O modelo atende ao mercado de transporte de passageiros, com aplicações nos segmentos de turismo de alto padrão e linha rodoviária de média/longa distância. O exterior foi renovado, destacando-se o refinamento e o impacto visual promovidos pela grande área envidraçada e pelos retrovisores recuados. No interior, destaca-se o projeto da cabine do motorista e o painel de instrumentos, que proporcionam ótimo espaço, conforto e ergonomia. O bem-estar dos passageiros é assegurado pelas poltronas, componentes e equipamentos tecnológicos.

Design: Busscar Ônibus S.A - Joinville - SC
Empresa: Busscar Ônibus S.A - Joinville - SC

No comments: