18.1.10

Coca-Cola aposta na Copa do Mundo da África do Sul como pontapé inicial para ciclo até Brasil 2014



A Coca-Cola estreia a sua campanha de marketing da Copa do Mundo da África do Sul como pontapé inicial de um ciclo que se estende até a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

Um dos mais importantes mercados da Coca-Cola no mundo, o Brasil tem papel essencial na construção da campanha global, por ser também o país do futebol, futura sede da Copa do Mundo e por ter em sua história forte associação com a cultura africana. Esse conjunto de fatores coloca o País como inspiração para todo o conceito criativo da campanha, com a equipe de marketing da Coca-Cola Brasil exercendo a função de consultora para as ações que serão veiculadas em todos os mercados. Além de inspirar a campanha, o Brasil também será protagonista: os filmes foram rodados no País e têm artistas nacionais no elenco.

A participação do Brasil nas ações globais de Copa do Mundo se reflete nos investimentos. No ciclo de 2010 a 2014, os investimentos totais do Sistema Coca-Cola Brasil chegarão a R$ 11 bilhões, contra R$ 6 bilhões no período de 2005 a 2009. E o montante previsto especificamente para ações de marketing na Copa do Mundo da África do Sul já é mais que o dobro do que foi aplicado na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Com a decisão de ampliar investimentos até 2014, a Coca-Cola Brasil também planeja duplicar a sua equipe de marketing até a Copa do Mundo do Brasil.



“A Copa da África do Sul tem um significado especial para a Coca-Cola e para o Brasil. Além de ser realizada em um continente cuja história é tão diretamente ligada à nossa cultura e à nossa forma espontânea de celebrar e jogar o futebol, esta Copa representa para a Coca-Cola a abertura de um ciclo de atividades, que se estende até a Copa de 2014. E este ciclo começa, no Brasil, com atividades que prometem marcar a Copa de 2010. Preparamos uma campanha grandiosa, com atividades únicas e memoráveis, que só a Coca-Cola, com sua parceria com a FIFA e com a Copa do Mundo, pode proporcionar”, comenta Luciana Feres, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Campanha - Com o conceito criativo “Comemore do seu jeito”, a campanha de Coca-Cola para a Copa do Mundo da África do Sul convida as pessoas a expressarem, de forma espontânea e desinibida, a felicidade do momento maior do futebol: o gol.

Integrada por filmes para TV, música, eventos e ações em internet, entre outras atividades, a comunicação valoriza o jeito comum a brasileiros e africanos de celebrar o futebol. A identidade visual é outro destaque. Inspirada no ritmo, na espontaneidade e na intensidade de cores da cultura sul-africana, a campanha “Comemore do seu jeito” também é colorida, divertida e musical.

Tour da Taça – Além de estrear a campanha em janeiro, a Coca-Cola promove, em fevereiro, o primeiro grande motivo para o torcedor brasileiro comemorar: o “Tour da Taça da Copa do Mundo FIFA™ por Coca-Cola”. Parceria exclsuiva entre a FIFA™ e a Coca-Cola, o tour passará pelo Brasil de 6 a 9 de fevereiro – 6 e 7, no Rio, e 8 e 9, em São Paulo -, aproximando o torcedor brasileiro do maior ícone das conquistas do futebol mundial. O trajeto teve início na sede da FIFA™, em 21 de setembro de 2009, e segue pelo mundo até chegar à África do Sul, em 4 de maio de 2010, passando por 86 países em 225 dias. A distância total da excursão é de 134.017 quilômetros, o equivalente a mais de três voltas em torno da Terra.

Filmes de TV
Filme Roger Milla - A primeira ação da campanha de Coca-Cola para a Copa do Mundo é o filme “Roger Milla”, criado pela agência Santo e adaptado para o Brasil pela agência JWT. O vídeo destaca a espontaneidade das comemorações de gols, convidando as pessoas em todo o mundo a comemorar, do seu jeito, a emoção do momento mais aguardado de uma partida de futebol. O protagonista é o ex-jogador Roger Milla, que se destacou como líder da encantadora campanha da seleção de Camarões na Copa de 1990 e teve sua imagem imortalizada na história das copas pela forma irreverente com a qual comemorava seus gols. O filme teve como locação o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, localizado no Rio de Janeiro. A gravação contou com a participação de atores brasileiros, que interpretarem jogadores e torcedores comemorando gols.

Outro aspecto especial da campanha é a trilha sonora, que explora a conexão entre o Brasil e o continente africano. A canção “Wavin` Flag”, que embala o filme em todo o mundo, foi composta e interpretrada pelo rapper K’naan, nascido na Somália e fenômeno no MySpace. A versão brasileira intercala a trilha original com uma em português, interpretada pela banda Skank. Com uma batida contagiante, a música fala de liberdade e da emoção da comemoração no futebol. O refrão é pontuado com as cinco notas que caracterizam as campanhas de Coca-Cola: Gô-ô-ô-ô-ôl!

Filme Tour da Taça – Para celebrar com os brasileiros a passagem do Tour da Taça pelo Brasil, a Coca-Cola estreia, em 18 de janeiro, o filme “Tour da Taça”, também criado pela Santo e adaptado pela JWT. O vídeo, que trata com humor a emoção de estar lado do maior ícone das conquistas do futebol, a taça, foi filmado no Brasil e tem artistas brasileiros nos papéis principais.

Internet
No site da marca Coca-Cola, (www.cocacola.com.br), além de poder acompanhar todo o percurso da Taça e a transmissão ao vivo de tudo o que acontece nos eventos do Rio e de São Paulo, o internauta poderá participar de uma série de outras atividades exclusivas e acessar conteúdos especiais, como games de futebol e download gratuito da trilha sonora da campanha em cinco versões diferentes.

“Estamos apenas no início de um grandioso conjunto de ações temáticas sobre Copa do Mundo. Quanto mais nos aproximarmos da Copa, mais envolventes e diferenciadas serão as ações que vão marcar as comemorações. Este é apenas o início de um extenso programa de atividades até a Copa do Mundo do Brasil, em 2014”, afirma Luciana.

Coca-Cola e Copa do Mundo
A Coca-Cola é uma das mais tradicionais patrocinadoras da Copa do Mundo de futebol e integra o restrito grupo de parceiros oficiais da FIFA. A marca está presente em todas as edições do evento desde a de 1950, no Brasil, com placas publicitárias nos estádios. Na década de 70, a Coca-Cola intensificou sua presença no esporte ao tornar-se patrocinadora permanente da FIFA, em 1976, e oficial da Copa do Mundo, a partir da edição de 1978. O contrato mais recente, assinado em 2005, tem validade até 2022.

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