18.1.10

Zezão grafita entrada do Edifício Ruth Cardoso

Na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, a partir das 13h, o artista José Augusto Amaro Capela, mais conhecido como Zezão, fará um grafite no tapume provisoriamente instalado na entrada do Edifício Ruth Cardoso. A área disponível tem cerca de 5m X 3m e ficará em exposição na Rua Pamplona, 1005. O grafite marca o início das obras de reforma do edifício, que sedia o Centro Ruth Cardoso e as organizações criadas por sua titular. Com esta ação a AlfaSol, mantenedora do Centro Ruth Cardoso, oferece aos trabalhadores, habitantes e passantes da região a arte de um dos mais importantes nomes do grafite nacional.

A pintura de Zezão pode ser vista nos pontos mais inusitados de grandes cidades do mundo, notadamente São Paulo, como em becos, terrenos baldios e esgotos. Artista que também usa outros suportes além do grafite, o trabalho de Zezão é destaque na exposição “De dentro para fora / De fora para dentro”, que fica em cartaz no Masp até dia 5 de fevereiro. As cores usadas por Zezão, em especial o azul – que, segundo ele, significa calma e positividade – transformam sentimentos marginais em arte e roubam da miséria urbana o desalento monocromático. Para Zezão, “grafite serve é para despoluir a decadência”.


Serviço
Data: 20 de janeiro, quarta-feira
Hora: a partir das 13h
Local: Edifício Ruth Cardoso - Rua Pamplona, 1005 – Jardim Paulista – São Paulo/SP

Sobre o Edifício Ruth Cardoso
Abriga as organizações da RedeSol criadas pela antropóloga Ruth Cardoso: AlfaSol, Comunitas e ArteSol e, desde 2009, sedia também o Centro Ruth Cardoso.

Sobre a AlfaSol
A AlfaSol (Alfabetização Solidária) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e de utilidade pública, que adota um modelo simples de alfabetização inicial, inovador e de baixo custo, baseado no sistema de parcerias com os diversos setores da sociedade. A Organização trabalha desde 1996 pela redução dos altos índices de analfabetismo no País e pela ampliação da oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Até julho de 2009, a AlfaSol registrou o atendimento de 5,5 milhões de alunos em 2.433 municípios brasileiros, além da capacitação de 254 mil alfabetizadores.

No comments: