11.1.10

GOL lança portal que conta história da companhia


Em comemoração ao seu aniversário de nove anos, que acontece esta semana, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes lançou nesta segunda-feira o portal Memória GOL, um canal com conteúdo histórico criado pelo Centro de Documentação e Memória para aproximar ainda mais a empresa de seus públicos externos, sobretudo os pesquisadores, estudantes e entusiastas de aviação.
“Daqui para frente, teremos um canal direto entre os públicos externos e a Memória GOL, proporcionando atendimento rápido e eficaz”, diz Clarissa Schmidt, coordenadora do Centro de Documentação e Memória da GOL.

Na página de abertura do site, a primeira surpresa: uma reprodução, fornecida pelo Planetário de São Paulo, do céu de Brasília no momento em que o primeiro voo da GOL decolava, em 15 de janeiro de 2001. A ideia do projeto é produzir uma experiência de participação: o visitante navega pelo portal a partir da cabine de comando de um Boeing 737-800 Next Generation da empresa, passando pelas diferentes seções à medida em que move o manete da aeronave para frente ou para trás.

O portal Memória GOL, que descreve a trajetória da companhia, inclui uma linha do tempo detalhada, dados estatísticos, informações sobre prêmios, responsabilidade social e inovações tecnológicas introduzidas no mercado pela empresa, além de fotos de cada aeronave que opera pela GOL e pela VARIG e uma coleção digitalizada completa da revista de bordo.

“O fato de a GOL investir na preservação da sua história sendo ainda uma empresa tão jovem destaca-se como marco no setor de aviação no País”, aponta Clarissa.

O Centro de Documentação e Memória da GOL existe desde 2003. Além de centralizar a gestão e preservação dos documentos da empresa, ajuda na construção de uma identidade institucional com sólidas referências, o que mantém a coesão interna e o sentimento de pertencimento dos colaboradores. O departamento funciona também como uma forma de registrar valores e culturas, contribuindo para a construção da história da aviação.

Hoje, o acervo permanente do CEDOC da GOL é composto de, aproximadamente, 71 mil documentos, sendo 2.909 audiovisuais, 506 bibliográficos, 34.881 iconográficos, 32.398 textuais e 470 museológicos, permitindo que o setor atue como núcleo de informação, possibilitando a realização de atividades, como exposições temporárias, atendimento a clientes, pesquisadores e visitas técnicas de empresas.

O portal Memória GOL está disponível em www.voegol.com.br/memoria.

No comments: