11.1.10

Havaianas invadem as praias brasileiras no Verão 2009/2010



As Havaianas estão tomando conta do verão brasileiro 2009/2010 na maior ação criada para a marca pela AlmapBBDO. O Projeto Verão Havaianas se estende a praticamente todo o litoral, diversas capitais e principais cidades do Interior. Multicolorida, surpreendente e original, a ação já está chamando atenção do público com as intervenções realizadas nas praias mais badaladas do verão com enormes “esculturas” e o making of da produção dos anúncios que está no site das Havaianas (www.havaianas.com.br) e no Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=VyglQSHRNro). Os anúncios – feitos sem photoshop - estarão nas revistas a partir do próximo fim de semana.

O Projeto também é composto por material de ponto de venda, mídia exterior, decoração da loja-conceito em São Paulo e ação no site da marca.



Inspirado nas cores e na força do verão brasileiro, o Projeto Verão das Havaianas foi iniciado em dezembro e se estenderá até fevereiro. Ao contrário do que tradicionalmente acontece com ações de comunicação, ele começou pela mídia exterior. A primeira etapa foi a instalação de empenas, front lights, outdoors, pórticos, relógios e bancas de jornais e revistas nas praias e estradas paulistas, gaúchas, catarinenses, cariocas, potiguares, alagoanas, pernambucanas, baianas, cearenses, capixabas, paraibanas e em Belo Horizonte, além de várias cidades do interior.

Em seguida começaram as intervenções nas praias com as peças coloridas e gigantes – iguais às que compõem as ilustrações do PDV, mídia exterior e impressa. As primeiras foram em Búzios (RJ) e Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC). Formando uma cenografia especial que se destaca na areia das praias, a instalação atrai os frequentadores que circulam entre as peças, surpresos e curiosos. Em alguns lugares, os banhistas fazem fila para usar as peças das Havaianas como um cenário original para as fotos das férias. As intervenções ainda percorrerão outras praias e terminarão na Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará.

Estas peças, criadas pela equipe de design da AlmapBBDO e construídas pela produtora Formenteira, também fazem parte dos anúncios que começaram a chegar às revistas. Eles estão na Veja deste fim de semana. A Biruta Mídias Mirabolantes é responsável pela instalação das peças nas praias.

Esculturas
Uma equipe de 30 pessoas foi responsável pela criação e produção das peças que compõem as intervenções. São elementos gráficos ligados ao verão, que estão presentes nas campanhas e no design criado pela AlmapBBDO para as Havaianas nos últimos 2 anos e se tornaram familiares para os consumidores e crianças. Os elementos – a própria sandália, coqueiros, frutas, pássaros, peixes, flores, picolés -- foram transformados em peças de 3D gigantes. Medindo 3,5m, os coqueiros, e 2,2m, as sandálias, a 80cm, flores e frutas, juntas, as peças formam um cenário de quase 10 metros de comprimento.

Nas praias, elas “brotam” da areia, como se estivessem nascendo para o verão. O trabalho da equipe comandada por Marcus Sulzbacher, diretor de criação em Design e Marcello Serpa, diretor geral de criação da AlmapBBDO, levou 3 meses entre a criação e execução. Para escolher as praias onde elas seriam instaladas e onde seriam feitas as fotos para os anúncios, foi realizado um levantamento em 60 pontos do litoral brasileiro. No final, analisando a proporção das peças em relação à praia e aproveitando as melhores condições do tempo, foram escolhidas as praias do Farol e Prainhas, em Arraial do Cabo, no Estado do Rio.

Como é possível acompanhar pelo making of que está no site das Havaianas e no Youtube, as “esculturas” foram transportadas de caminhão de São Paulo ao Arraial e em 3 barcos até as praias. Os 2 anúncios criados mostram o pôr do sol e uma praia durante o dia. As fotos foram feitas por Manolo Moran e todo o Projeto obteve o consentimento do Ibama e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio.

Ficha Técnica
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: Projeto Verão
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher
Diretor de Arte: Marcos Kotlhar
Redator: Rynaldo Gondim
Ilustrador: Fabio Girardi, Marcos Kotlhar, Eric Benitez
Fotógrafo: Manolo Moran
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Fernandes, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Carolina Cabral
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches

No comments: