11.1.10

Últimos dias da mostra Saint-Étienne, Cité du Design no Centro Cultural Banco do Brasil



Os paulistanos e os turistas que visitam São Paulo durante as férias terão a oportunidade de conferir os últimos dias da exposição Saint-Étienne, Cité du Design, que fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil até o dia 31 de janeiro. Além de visitar um dos espaços culturais mais tradicionais da capital paulista, o público poderá conhecer as propostas de design e arquitetura sustentável da França.



A mostra inédita sobre design, tecnologia e sustentabilidade traz pela primeira vez ao Brasil projetos e obras da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008, realizada desde 1998 em Saint-Étienne, conhecida como a ‘cidade do design’ e considerada hoje um dos principais polos mundiais de design ao lado de Milão.

Concebida e produzida pelo Grupo AG de Brasília em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a cidade de Saint-Étienne, a Saint-Étienne - Cité du Design tem curadoria do arquiteto italiano Nicola Goretti e da francesa Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de SaintÉtienne.


“A proposta é a realização de uma exposição sobre design e arquitetura sustentável da França com trabalhos da célebre Saint-Etienne, Cité du Design. Serão apresentados objetos e peças de design de talentos franceses e os projetos vencedores da Bienal Internacional de Design Saint-Etienne 2008”, explica o curador Nicola Goretti.

Entre as peças mais representativas da mostra estão o Relógio Citrus, de Anna Gram, com design diferenciado e energia gerada pelas substâncias químicas do limão, o lustre elaborado com potes de vidro e fios elétricos, de Noemie Bonnet Saint-Georges, e a instalação de corações de retalhos de pelúcia recuperados, projeto de Roxane Andrés. Protótipos de garrafas de polipropileno cromado a vácuo, cadeira de dois pés para ser apoiada no canto das paredes e cabide fabricado com cordas de escalada recicladas integram o conjunto de obras que o CCBB apresenta até o final deste mês, encerrando a passagem da exposição pelo Brasil.


Dividida em três módulos independentes, a mostra Saint-Etienne, Cité du Design forma um conjunto de ideias e projetos-modelo que consideram as características sociais e econômicas da realidade para a qual estão sendo projetados, sem deixar de lado a estética e a praticidade. No módulo ‘Design Flight Number 10’, o público poderá conferir projetos desenvolvidos por designers franceses de renome internacional selecionados pela Bienal Internacional Design Saint-Étienne 2008 que questionam os modos de vida, de criação, de pesquisa e de produção.

O laboratório da minicidade ecológica desenvolvida pelo filósofo e jornalista John Thackara será apresentado no módulo ‘Mini City Eco Lab’, com propostas e ideias inovadoras de adaptação da vida moderna dentro do conceito de sustentabilidade. A apresentação agrupa uma série de projetos em pequena escala, constituindo exemplos determinantes na transição para um mundo sustentável buscando melhorar elementos da vida cotidiana como alimentação, energia, água, mobilidade e educação.

O ‘Cité Du Design - Impressões: Fotografia e Vídeo’ contempla cinco áreas de atuação com algumas questões primordiais do design e do pensamento contemporâneo da França em relação à produção industrial. Este módulo também será composto por painéis com a planta legendada e a origem do projeto da Cité du Design.


Cité du Design: Espaço de vanguarda
Antiga vila no interior da França, Saint Étienne se desenvolveu devido ao artesanato de armas brancas e armas de fogo durante o século XVI e se tornou uma cidade industrial.

Em 1859, foi criada a Escola Superior de Belas Artes que, em seguida, tornou-se a Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne. Em 1998 a escola promoveu a primeira Bienal Internacional de Design, acontecimento que impulsionou a criação da Cité du Design, em 2005, com uma visão do futuro. A cidade foi concebida para agrupar todos os personagens do design do mundo econômico, cultural, artístico, científico e tecnológico.

Em 2008, a Bienal Internacional de Saint-Étienne completou 10 anos, evento original e único, construído como um fórum internacional que acolheu numerosos criadores brasileiros.

Mais informações para a imprensa:
Alessandra Battochio Casolato – alessandra.casolato@ch2a.com.br

No comments: