10.2.10

Getty Images Brasil anuncia vencedores do concurso “Melhor Capa de Livro 2009”

A Getty Images Brasil, agência responsável pela criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia, anunciou ontem, em coquetel na Livraria Cultura do Shopping Market Place, os vencedores do concurso “Melhor Capa de Livro 2009”.

O primeiro colocado foi o designer Rodrigo Rodrigues de Azevedo, com a capa de Os Espiões, (Objetiva/Alfaguara). O segundo foi Renné Nery Ramos, com a capa do livro John (Larousse do Brasil) e o terceiro lugar ficou com Raul Fernandes, criador da capa de Faróis Estrábicos na Noite (Bertrand Brasil).

Antes de anunciar os vencedores, a Getty Imagens prestigiou os presentes com a palestra de Victor Burton, renomado designer gráfico especializado no mercado editorial. Burton falou sobre a história do livro, lembrando que o modelo atual ainda segue os moldes de Idade Média, com cadernos unidos por uma capa.

Ele abordou as mudanças da relação do homem com o livro no decorrer do tempo e como as capas acompanharam esse processo. Ele lembrou que as capas passaram a ter real relevância por volta dos anos 40, quando os livros começaram a serem impressos em escala industrial e a “embalagem” os destacava aos olhos do leitor.

O júri que julgou as capas foi composto por profissionais do mercado publicitário e editorial, como Rafael Taiar, diretor de criação da McCann Erickson, Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, Roberto Cipolla, diretor de criação do Grupo Maior, Kathryn Collins, produtora executiva do Magma Cultural e Renata Simões, gerente de marketing e conteúdo da Getty Images Brasil.

O diretor da Getty Images Brasil, Paulo Schmid, considerou o concurso um sucesso e disse que se repetirá em 2010. “A premiação tem como objetivo reconhecer o talento dos designers, profissionais que têm a delicada e difícil missão de transmitir o conteúdo do livro na capa, atraindo o público certo para a obra”, avaliou. “O trabalho da Getty Images Brasil não acaba após o licenciamento. Nós valorizamos todos os processos que envolvem imagens e prezamos o relacionamento duradouro com nossos clientes, valorizando seu produto final. Neste caso, o livro”, disse Schmid.

Confira os vencedores

1º colocado
- Designer: Rodrigo Rodrigues de Azevedo
Livro: Os Espiões
Editora: Objetiva/ Alfaguara
Lançamento: Novembro de 2009

2º colocado
- Designer: Renné Nery Ramos
Livro: John
Editora: Larousse do Brasil
Lançamento: Outubro de 2009

3º colocado
- Designer: Raul Fernandes
Livro: Faróis Estrábicos na Noite
Editora: Bertrand Brasil
Lançamento: Agosto de 2009

2 comments:

Anonymous said...

Sem as fotos não tem graça!

Anonymous said...

Discussão palpitante neste espaço, tópicos como aqui vemos dão valor ao indivíduo que analisar aqui :)
Escreve mais de este blogue, a todos os teus utilizadores.