4.2.10

Professores Mercur ensinam artesanato e incentivam criatividade em todo o Brasil

O projeto que recebe o nome de Viva Arte começou há cerca de um ano e já atendeu mais de 30 mil pessoas. Promovida pela Mercur, empresa brasileira reconhecida há 85 anos por suas borrachas de apagar, a ação visa incentivar o artesanato como forma de expressão, atividade para relaxar e fonte de renda.

“A Mercur mantém atualmente um grupo de 22 professores artesãos espalhados pelas principais capitais do Brasil, que têm como objetivo disseminar e incentivar o artesanato”, explica a gerente de comunicação da Mercur, Karin Kulpa. Mensalmente, cada professor visita, em média, oito lojas diferentes que comercializam produtos da marca na região. Esse profissional ministra oficinas que ensinam técnicas simples e eficientes para a produção de peças personalizadas.

“O projeto é muito importante, pois leva a diversas regiões do Brasil uma nova forma de ver e se beneficiar com o artesanato. Mais que as tradicionais pinturas já conhecidas e praticadas, o artesão profissional ou amador é instigado a usar a criatividade e aproveitar diversos tipos de materiais para decorar ambientes e presentear amigos, além de ser fonte de renda”, afirma a professora Cristina Mota, que atua na região de São Paulo.

Em seu primeiro ano, o projeto já registrou mais de 2 mil aulas em 11 capitais e cidades vizinhas. “É um serviço diferenciado que beneficia artesãos, mas também quem faz artesanato por hobby ou quem quer ingressar neste mundo. O projeto incentiva associações, comunidades e donas de casa, além de aposentados ou até mesmo pessoas em processo de reabilitação a fazer sua própria arte”, completa a artesã Janete Freitas, que atua em Brasília.

Para participar do projeto, o lojista precisa ser um distribuidor Mercur. Para os clientes da loja, o curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas no próprio estabelecimento, mediante a aquisição de kit para artesanato.

Sobre a Mercur
Fundada em 1924, em Santa Cruz do Sul (RS), a Mercur que começou sua trajetória com produtos derivados da borracha, é hoje uma das marcas mais tradicionais do Brasil principalmente no segmento de material escolar e de escritório - no qual consagrou a imagem de sua borracha estampada com o deus Mercúrio no inconsciente coletivo de várias gerações de alunos. Empregadora direta de cerca de 550 colaboradores, a Mercur detém um portfólio de mais de 1,5 mil itens de papelaria, body care (produtos para prática esportiva e saúde, como bolas de exercício, luvas, bolsas térmicas, muletas, colares cervicais, imobilizadores etc.) e também na área industrial (soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha, correias atóxicas e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos). No ano de 2009, registrou faturamento de R$ 130 milhões, um crescimento de 8% em relação ao exercício anterior. Visite o site: www.mercur.com.br

No comments: