9.6.10

Chega ao mercado a primeira agência de comunicação sustentável


Apostando no desenvolvimento sustentável como uma nova forma de agregar valor à marca, nasce a Amapá Sustentabilidade Criativa, a primeira agência de comunicação do setor 2.5, uma nova denominação para o empreendedorismo sustentável e lucrativo. Desenvolvendo trabalhos para ONGs como “Um teto para Meu País” e empresas sociais como a “Gastromotiva” e o “Instituto Brasileiro de Florestas”, a agência lança esta semana o Catraca Verde (www.catracaverde.com.br) em parceria com Gilberto Dimenstein e apoio da Secretaria do Meio Ambiente Governo do Estado de São Paulo e do Município de São Paulo.

Inspirado no Catraca Livre, o primeiro grande projeto da Amapá nasceu da idéia de colocar o cidadão em contato com o meio ambiente e trazê-lo para o ar livre, disseminando a importância do lazer para a sociedade como forma de dirimir o ritmo frenético vivido nas grandes metrópoles. O Catraca Verde irá estimular o cidadão a viver em comunhão com a natureza, entendendo, praticando e difundindo sua relação com o meio ambiente, com o objetivo claro de defendê-lo.
No site, o visitante encontrará informações para a formação de pessoas mais participativas e ativas com a divulgação da programação mensal de atividades, cursos e oficinas em parques estaduais e municipais. Já a segunda fase do projeto pretende criar uma plataforma digital de informações e serviços. Inicialmente, o Catraca Verde estará incubado no portal Catraca Livre e divulgará somente as atividades em São Paulo, mas pretende atuar independente e nacionalmente em breve.

A Amapá inaugura um novo conceito mercadológico, o Marketing Civilizatório. O objetivo da agência é comunicar de forma crível e criativa os resultados das práticas sustentáveis alcançadas pelas empresas, sejam essas parte ou essência do seu negócio. Pautada em diversas pesquisas realizadas sobre sustentabilidade por diferentes setores, a agência observou que empresas que investiram consciente e sistematicamente em desenvolvimento sustentável aumentaram em até 38% sua lucratividade e em 8% sua produtividade. Outro dado importante foi o numero de consumidores que têm interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis: 77%. Nessa mesma pesquisa, 63% aumentariam o respeito se ela fosse parceira de uma ONG e 96% estariam dispostos a pagar até 15% a mais por um produto comprovadamente sustentável. Porém, 63% acham que as empresas só promovem ações sustentáveis para melhorar sua imagem. Ou seja, embora o consumidor valorize as ações das empresas, não acredita no que estão dizendo.

Sobre a Amapá
Recém fundada por três profissionais com vasta experiência no mundo do marketing e da sustentabilidade, a agência chega com a proposta de comunicar um novo conceito mercadológico: o marketing civilizatório. A sócia Tais Lucílio é administradora com especialização em marketing e MBA em vendas, e atua na área há 11 anos no setor comercial. Há quatro anos se dedica à área sustentável, com uma consultoria em sustentabilidade, comercialização de materiais produzidos em comunidades carentes, capacitação de mão de obra, além de possuir uma marca de roupas sustentáveis. Já seu sócio Sergio Szmoisz é publicitário formado pela ESPM com especialização em Londres pela Chartered Institute of Marketing e MBA na Fundação Dom Cabral. Atuou em grandes agências como Publicis, Futura, Almap e como Gerente de marketing da Volkswagen e Diretor de marketing da Audi. E Gabriel Braga também publicitário acumula passagens pelas agências PPM - House Habib's, MakplanPromove e R.EPENSE.

1 comment:

Catraca Verde said...

Obrigado pela divulgação da Amapá e do Catraca Verde.
E fiquem atentos, porque logo o site entrará no ar e novas ações serão realizadas.

Até breve!