9.6.10

“O Melhor da Arquitetura 2010”

Estão abertas as inscrições para o Prêmio “O Melhor da Arquitetura 2010”, promovido pela revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, da Editora Abril. Dirigido aos profissionais de arquitetura do país, o objetivo é premiar os melhores projetos arquitetônicos e destacar a criatividade e a inovação das obras. Em sua terceira edição, cada vez mais concorrido, o prêmio vem se consolidando a cada ano. Em 2009, foram 296 projetos inscritos e 62 finalistas, selecionados pela redação e submetidos a um júri de sete profissionais e formadores de opinião. A premiação também leva em conta a opinião do público: ano passado, foram 133 mil votos pela Internet.

Segundo Livia Pedreira, diretora de redação da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, a expectativa este ano é ampliar ainda mais a participação dos arquitetos de todo o país e mostrar a diversidade de soluções e a riqueza da produção arquitetônica nacional. “Estamos empenhados em atrair tanto jovens talentos, quanto profissionais consagrados. E também os que atuam fora das metrópoles e grandes cidades brasileiras, construindo um Brasil pouco conhecido. Certamente, teremos boas surpresas”, acredita Livia.

A grande novidade desta edição é a exposição dos projetos finalistas, cerca de 60 trabalhos, que será realizada no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, entre 26 de outubro e 21 de novembro. “A exposição reafirma nosso compromisso em ampliar o espaço de discussão sobre a arquitetura, além de divulgar trabalhos relevantes que, certamente, contribuem para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, explica Livia.

De acordo com Kaike Nanne, publisher do Núcleo Casa & Construção, da Editora Abril, a importância do prêmio aumenta na medida em que a sociedade vem se conscientizando de que a arquitetura tem relação íntima com a qualidade de vida, produção e capacidade de gerar renda. “O prêmio ganha ainda mais relevância, sobretudo pela possibilidade de sugerir caminhos. As propostas mais inteligentes sobre como sair da crise européia não vieram de gabinetes de burocratas, escritórios de economistas ou de centros de estudos de universidades. Foi o arquiteto holandês Rem Koolhaas que criou o projeto mais inovador e apaixonante, sugerindo o redesenho da Europa a partir da capacidade de produção de energias limpas”, exemplifica.

Inscrições gratuitas até 18 de junho
O prazo para a entrega dos trabalhos vai até o dia 18 de junho de 2010. As inscrições são gratuitas e podem feitas via Internet (http://www.casa.com.br/arquitetura/premio2010) por meio do preenchimento do formulário, da ficha técnica e entrega do material para seleção prévia (1ª fase), conforme as regras expostas no regulamento. Os critérios básicos de avaliação da Comissão Julgadora são: inovação, solução plástica, implantação e integração com o entorno, sustentabilidade ambiental, acessibilidade, conforto termoacústico, materiais e economia na obra. Haverá também a votação via Internet na segunda fase da premiação.

Os vencedores (um por categoria) receberão certificado e troféu O MELHOR DA ARQUITETURA 2010, além da publicação dos projetos premiados na revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO e participarão da exposição no Museu da Casa Brasileira, juntamente com os demais finalistas. Os projetos arquitetônicos inscritos devem se enquadrar nas 10 categorias da premiação e ter obras realizadas e concluídas no território nacional no período de 1º de janeiro de 2008 a 31 de maio de 2010.

As categorias do “O Melhor da Arquitetura 2010” são: Intervenção urbana; Retrofit; Edifícios institucionais nas áreas de educação, cultura, saúde e lazer; Edifícios comerciais ou de escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m²; e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); Escritórios (instalações e interiores); Hotelaria (hotéis e resorts); Bares, restaurantes e casas noturnas; Lojas e showrooms; Condomínios residenciais unifamiliares horizontais ou verticais (limitados a até 5 pavimentos ou 3 000 m²; e acima de 5 pavimentos ou 3 000 m²); Residencial (cidade, praia, campo).

Cronograma
Inscrições: até 18 de junho (http://www.casa.com.br/arquitetura/premio2010)
Divulgação oficial de 3 finalistas por categoria: 2 de agosto
Entrega do material completo na 2ª fase: 2 a 27 de agosto
Votação pelo site da revista: 9 de agosto a 22 de setembro
Votação pela Comissão Julgadora: 9 a 22 de setembro
Cerimônia de entrega dos prêmios: 20 de outubro
Exposição dos projetos vencedores no Museu da Casa Brasileira: 26 de outubro a 21 de novembro

No comments: